Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Economia Educação

Programa Nacional de Bolsa Permanência é uma conquista, dizem estudantes

119565_negros-universidade-ensino-

Para os movimentos estudantis, o Programa Nacional de Bolsa Permanência, anunciado ontem (9) pelo Ministério da Educação é uma conquista, uma reivindicação de anos por parte dos estudantes.

Estudantes indígenas, no entanto, veem o benefício com desconfiança. Segundo eles, será preciso um controle mais rígido para que as bolsas sejam destinadas a quem realmente vem de comunidades tradicionais.

“Atualmente, alunos de baixa renda são incorporados, mas não há condições suficientes para que permaneçam estudando. O governo não dá uma política a altura e temos uma evasão óbvia”, contextualiza o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu. Ele considera o programa um avanço, mas diz que ainda pode melhorar em alguns aspectos. “Serão beneficiados aqueles matriculados em cursos com uma carga horária média de cinco horas diárias. Esse benefício deveria ser estendido a todos os estudantes de baixa renda independente do curso”. Ele adianta que as bolsas precisarão de reajustes periódicos.

Agência Brasil