Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
UESB Vitória da Conquista

Professor da UESB lança livro e documentário

Foto: Ascom/UESB

Foto: Ascom/UESB

“Como diz a Susan Sontag, a fotografia é uma lareira que desperta os nossos sonhos. Então, a gente olha para a fotografia e cada um ao seu modo cria o seu passado”, resume Rogério Luiz Oliveira, referindo-se ao livro “Fotografia e Memória: a criação de passados”, de sua autoria. “A gente vai criando passados a partir de imagens que são mesmas. Essa é a tese central”. Além do lançamento do livro, o professor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Uesb, campus de Vitória da Conquista, apresentou o documentário “Zé Silva”, também de sua autoria, e participou do debate sobre o panorama da fotografia contemporânea, programação realizada no Museu Regional – Casa Henriqueta Prates, na noite dessa sexta, 14.

As atividades marcaram o encerramento da Semana da Cidade, que teve início no dia 10 de novembro e homenageou os 174 anos de Vitória da Conquista, completados no dia 9. “A gente recebeu a visita de vários estudantes de escolas públicas, que vieram ao Museu pela primeira vez, conheceram o espaço, e isso desperta nas pessoas o sentimento de pertencer ao lugar”, destaca Valquíria Fernandes, coordenadora da Casa Henriqueta Prates.

A professora Ana Cláudia Rocha, do Departamento de História (DH) da Uesb, que também é responsável pelo acervo do Museu Regional, explica que a proposta da Semana da Cidade era oferecer uma programação que tivesse como resultado a atração de um público diversificado. Nesse sentido, esse tipo de atividade contribui para ampliação das visitações ao espaço, que preserva, através de equipamentos, acervos fotográficos e documentais a memória de Vitória da Conquista. “A gente sempre faz um esforço para que as pessoas reconheçam, descubram onde está o Museu. A gente tem tido uma boa visitação, inclusive, de alunos de Arquitetura e Engenharia, que precisam identificar a urbanização da cidade”, exemplifica.

Zé Silva

Acostumado a capturar objetos, pessoas e eternizar momentos com suas lentes, o fotógrafo Zé Silva (foto 3) agora está na condição inversa. Sentado ali na plateia, ele assiste à exibição do documentário que leva o seu nome, com duração de 14 minutos, uma espécie de “retrato audiovisual” de um dos principais símbolos da fotografia em Vitória da Conquista. “Eu fico muito satisfeito com esse trabalho de Rogério, por este privilégio que estou tendo. Daqui a algum tempo, quando eu não estiver, os filhos vão rever e a família vai rever esse documentário. É um trabalho que não pode parar, porque Conquista tem muito fotógrafo ainda para ser documentado”, observa o personagem.

E o trabalho não vai parar. O próximo personagem da série produzida por Rogério Luiz Oliveira será o fotógrafo José Carlos D’Almeida (foto 2), que também participou do encerramento da Semana da Cidade, com a declamação de uma poesia sobre o fazer fotográfico. Para o autor, o livro e o documentário se encontram no que diz respeito à sua natureza intrínseca, embora sejam fazeres diferentes. “São reflexões de natureza filosófica, que tem me ajudado muito a desenvolver essa outra vertente de fotógrafo. Essas ideias que eu coloco em prática no Zé Silva, por exemplo, certamente nasceram das reflexões que eu venho fazendo e que deram origem ao livro Fotografia e Memória”.

Embora tenha encerrado oficialmente, a Semana da Cidade se prolonga até meados de dezembro, através da exposição de livros que contam a história de Vitória da Conquista. Para obter outras informações e agendar uma visita, entre em contato com o Museu Regional: (77) 3422-2559.