Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
UESB Vitória da Conquista

Proex realiza parceria com o Presídio Nilton Gonçalves

Foto: Reprodução/Facebook

Um dos objetivos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) da Uesb é fortalecer a relação da Universidade com a sociedade, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento regional. Nesse sentido, o setor vem desenvolvendo diversas ações voltadas, especialmente, para os problemas socioeconômicos mais urgentes.

Com esse intuito, a Pró-reitora, Maria Madalena Neta, participou, na manhã desta sexta, 25, de uma reunião com a direção do Presídio Advogado Nilton Gonlçaves, na cidade de Vitória da Conquista. Na oportunidade, a Pró-reitora apresentou um Projeto com propostas de ações e atividades de Direitos Humanos, Saúde e Educação, para serem executadas pela Universidade dentro da Instituição carcerária.

De acordo com a Pró-reitora, a ideia é oferecer aos internos do Presídio serviços que possam contribuir para o resgate da cidadania, garantindo a eles os direitos que possuem. “Com esse projeto, pretendemos ampliar a presença da Universidade na comunidade externa e dar condições para que os reclusos tenham acesso a direitos básicos como saúde, justiça e educação”, explica Neta.

Além da Pró-reitora, participaram da reunião a equipe multidisciplinar do Balcão da Justiça e Cidania, e as coordenações do Centro Universitário de Atenção à Saúde (Ceuas), do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) e do Programa UniverCidades, que serão os responsáveis pela realização das ações dentro do Presídio. Por meio deles, os diversos atores que atuam no cenário universitário estarão envolvidos no Projeto, ou seja, professores, técnicos e alunos, vinculados a esses programas.

O próximo passo para a efetivação do Projeto é a elaboração de uma agenda de atividades contínuas, que será elaborada pela Proex em parceria com a direção do centro penitenciário. Assim, a expectativa é que ainda neste ano de 2014 as ações tenham início.