Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista Web

Produção de documentário lança site oficial em Conquista‏

catsMuitos causos, filmes e novelas, e inúmeros livros que relatam os sertões baianos da metade do século XIX e início do XX dão conta da crença popular de que o corpo de algumas pessoas era “fechado”, invulnerável tanto a projéteis de arma de fogo quanto a golpes de arma branca, que ficavam invisíveis ou mesmo viravam bicho. Geralmente, são relatos sobre pessoas bastante conhecidas, sejam foras-da-lei ou autoridades. Para muitos estudiosos, não se trata de uma peculiaridade regional e sim de um traço da cultura brasileira, nomeadamente a popular.

A crença no corpo “fechado” e outras histórias é a matéria prima do documentário cinematográfico  “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”, uma produção da TV Local e do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa). O documentário pretende alinhavar narrativas de guerra e violência, disputas de poder político e mitos populares, retratando principalmente um universo histórico e mágico que vem se perdendo na contraposição do campo com a urbanização dos nossos dias.

Uma das histórias a ser retratada é a do delegado Afonso Lopes Moitinho, uma das figuras centrais do que ficou conhecido como “A Chacina do Tamanduá”, ocorrida no final do século XIX, na então Imperial Vila da Vitória – hoje a cidade de Belo Campo. Moitinho era tido por muitos como um homem de corpo fechado, uma imagem que reforçava seu papel de autoridade. Segundo a crença popular sua morte somente seria possível se tivesse sua cabeça cortada por um facão sobre um pilão e depois pisada: a mesma crença afirmava categoricamente que este foi o seu fim.

A produção do documentário teve início no mês de maio e se estende por sete municípios baianos, boa parte deles situados na região sudoeste. O público poderá acompanhar o andamento das atividades através do site do projeto. O lançamento oficial, para Imprensa e parceiros, acontece dia 10 de julho, (quarta-feira), às 19h, no Museu Regional da Uesb. A iniciativa conta ainda com o parceria da Catrupia Produções, Cia Operakata de Teatro e a Ong Carreiro de Tropa – Catrop.