Geral Vitória da Conquista

Presidente da Embasa anuncia entrega de projeto da barragem do Catolé à Caixa

O presidente mmmmmmmmmmmmmmmm

Rogério Cedraz, presidente da Embasa

Em visita técnica a Vitória da Conquista, na manhã desta quinta (16), o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, anunciou que o projeto atualizado para construção da barragem do Catolé foi entregue hoje à Caixa Econômica Federal, para ser avaliado e encaminhado ao Ministério das Cidades. O presidente da Embasa também abordou outras medidas que vêm sendo adotadas para garantir a continuidade do abastecimento de água na cidade diante do cenário de escassez hídrica. Também participaram da visita o Secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, e o diretor de Operação do Interior da Embasa, Ubiratan Matos.

A nova barragem poderá acumular 24 bilhões de litros, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento de água da barragem de Água Fria II, principal manancial de abastecimento de Vitória da Conquista e da cidade de Belo Campo. “Fizemos uma requalificação integral do projeto e todas aquelas dúvidas que poderiam ter gerado o insucesso das licitações anteriores foram equacionadas. A ideia é que, muito em breve, estejamos com essa licitação na rua e tenhamos êxito na construção da barragem do Catolé, que é a solução para o problema de abastecimento na região”, explicou Rogério Cedraz.

Foram abordadas ainda outras ações da Embasa em andamento para minimizar os transtornos gerados pela escassez de água na região, como a instalação de um novo conjunto motor-bomba que possibilitará aumento de 33% do volume de água captado pela adutora do sistema Catolé, visando preservação do lago da Barragem de Água Fria, e o estudo de viabilidade técnica para captação de água em outros mananciais, como o caso do Rio Gaviãozinho afluente do Rio Catolé.

Eugênio Spengler detalhou as ações desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente para garantir a segurança hídrica, através do órgão fiscalizador, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). “O Inema vem realizando fiscalizações regulares desde 2012. Neste ano, devido ao agravamento da crise, estamos mantendo a fiscalização permanente. No primeiro momento, estamos retirando todas as bombas dos irrigantes que têm outorga ou não, inicialmente para quem irriga áreas acima de 5 hectares”, relatou.

Segundo o secretário, as duas equipes de fiscalização retiraram 10 bombas nesta semana. Spengler informou que a ação continua com uma equipe de monitoramento permanente para evitar que os irrigantes voltem a retirar água dos rios e, posteriormente, os irrigantes e usuários serão cadastrados para possibilitar um equilíbrio entre abastecimento humano, dessedentação animal e outros usos que são preponderantes para a região.

Atualmente, devido à estiagem e à redução da vazão nos rios Catolé, Água Fria e Monos, que abastecem as barragens de Água Fria I e II, a oferta de abastecimento foi reduzida em 37,5% e o volume distribuído diminuiu de 48 milhões de litros, por dia, para 30 milhões nos municípios de Vitória da Conquista e Belo Campo. Neste momento, a Embasa reforça a importância do uso racional da água pela população e da colaboração de todos na observância de vazamentos e de perdas de água. Dúvidas e solicitações podem ser feitas nas lojas da Embasa ou pelo teleatendimento 0800 0555 195.