Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Saúde Vitória da Conquista

Prefeitura realiza seminário Um olhar para o câncer a partir da Atenção Primária

Entre os dias 14 e 15 de maio, será realizado o primeiro seminário do Projeto Conquista, com o tema: “Um olhar para o câncer a partir da Atenção Primária”. O evento, que tem como público alvo profissionais e estudantes da área de saúde, objetiva a sensibilização sobre a atenção ao câncer a partir da atenção primária.

O seminário é promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP).

A programação inclui três conferências abertas ao público – nas quais não precisará de inscrição –, que tratarão da situação do câncer no Brasil e em Cuba e o cuidado a partir da atenção primária. Durante o evento, serão realizadas ainda quatro oficinas para os profissionais da área de saúde, com os temas câncer do colo do útero, de mama, de pulmão/tabagismo e cuidados paliativos. As oficinas terão como facilitadores técnicos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Sección Independiente de Control del Cáncer – Ministério da Saúde Pública de Cuba.

Projeto Conquista – Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. O Projeto Interdisciplinar e Social de Cuidado e Controle do Câncer está entre as 300 ações que fazem parte do termo de cooperação técnica entre Brasil e Cuba. A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer. A mesma proposta será implantada na cidade de Vila Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagens do câncer.

Fonte: Ascom/PMVC