Ação Social Vitória da Conquista

Prefeitura realiza programação especial no Novembro Negro

A visa discutir o racismo institucionalizado e a luta contra a desigualdade racial.

Durante este mês, a Coordenação Municipal de Igualdade Racial vai promover atividades em comemoração do Novembro Negro. A programação tem como lema “Vida, Luta e Resistência” e visa discutir o racismo institucionalizado e a luta contra a desigualdade racial. Toda a comunidade está convidada a participar.

E as atividades já começaram, no último sábado, 11, com o Afrocult, um evento de valorização dos artistas negros de Vitória da Conquista. A atividade, realizada na Praça da Juventude, foi conduzida pelo Coletivo Pretas da Dió.

Entre os dias 17 e 24, haverá o Cine-Pipoca, com exibição dos filmes “Travessia” e “Besouro”. As sessões acontecem no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, no bairro Brasil, das 16h às 17h.

No dia 18, equipes estarão pelo centro da cidade realizando blitz de combate ao racismo. Em seguida, no dia 19, a programação conta com o Café com Mestres de Capoeira de Vitória da Conquista. A atividade acontecerá no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, das 8 às 11 horas.

O Dia de Impacto será celebrado em 20 de novembro. A concentração terá início às 8 horas, na Praça Joaquim Correia. De lá, com a participação do projeto Educarte, o cortejo segue para a Praça da Bandeira, onde haverá o pronunciamento de autoridades municipais e de membros da sociedade civil, às 9 horas. A programação inclui ainda apresentações de maculelê, roda de capoeira, samba de roda, dança urbana, grafite, panfletagem, xirê Povo de Santo, Banda Marujada e DJ.

As atividades continuam. De 20 a 26 de novembro, acontecerá o 20Bimba e V Encontro Nacional de Capoeira. A abertura será às 19h, no Memorial Régis Pacheco.

Já no dia 28, haverá a exposição Feijão de Ogun. A mostra estará disponível no Centro Juvenil de Ciências e Cultura, das 11h às 16h. O mesmo local sediará ainda outra exposição, de indumentárias, artefatos e utensílios religiosos, nos dias 28 e 29, das 8h às 16h.

No dia 30, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, será realizado o evento Trançando Africanidades. A programação conta ainda com um seminário no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, no dia 3 de dezembro, das 8h às 18h.