Segurança Vitória da Conquista

Prefeitura realiza intervenções no viaduto do Bairro Guarani em Vitória da Conquista

O viaduto do Bairro Guarani foi inaugurado em 11 de março de 1978

O viaduto do Bairro Guarani foi inaugurado em 11 de março de 1978

Por Bia Oliveira

Depois de muitos suicídios e tentativas, finalmente o viaduto da Avenida Paulino Santos, situado no Bairro Guarani, receberá gradil e tela para aumentar a proteção e dificultar a transposição de pessoas sobre o peitoril da ponte. As intervenções no local estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, e se deve, sobretudo, às reivindicações feitas pelo vereador Álvaro Pithon (DEM), que chegou a perder o neto, Pablo Pithon, 25 anos, em março deste ano, após despencar do viaduto.

O viaduto vai receber gradil e telas de proteção

O viaduto vai receber gradil e telas de proteção

O viaduto já conta com parede lateral e também guarda-corpo (gradil), em conformidade com os requisitos técnicos de segurança. Os novos dispositivos (telas) serão parafusadas no local, e tem como objetivo evitar que as pessoas se joguem do viaduto.

Em pronunciamento no Plenário da Câmara Municipal, o vereador Álvaro Pithon informou e provou que há 16 anos ele reivindica grades de proteção para o viaduto. A primeira indicação foi apresentada no dia 06 de junho de 2000, e já solicitávamos a colocação com urgência de grades laterais de proteção no viaduto Paulino Santos. “Há 16 anos esse vereador vem cobrando do prefeito essa tela de proteção. Mas ele ainda não teve a mínima sensibilidade de tomar essas providências. São centenas de familiares que estão sofrendoa perda de seus entes queridos”.

Após a morte de Pablo Pithon, outros casos de suicídio e tentativas foram registrados no local, levando populares, religiosos e o próprio vereador a fazerem uma manifestação em favor da implantação de dispositivos para garantir a segurança física dos conquistenses.

O viaduto do Bairro Guarani foi inaugurado em 11 de março de 1978, na gestão do prefeito Raul Ferraz, com a presença do Governador Roberto Santos. O objetivo era unir a Praça Sá Barreto ao bairro Guarani. Embora pouca gente saiba, o viaduto recebeu o nome do ex-secretário de Transporte do Estado, o engenheiro civil, Wellington Figueiredo.