Vitória da Conquista

Prefeitura realiza ações de prevenção e controle ao diabetes

Ações acontecem de 11 a 14 de novembro

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Nesse sentido, durante o mês, a Prefeitura vai promover e participar de ações de prevenção e controle da doença.

Entre os dias 11 e 14 de novembro, a Farmácia da Família II – situada na Praça Vitor Brito, n° 6, Centro – vai realizar, durante o horário de funcionamento, ações de prevenção e controle do Diabetes, oferecendo serviços de aferição de glicemia e pressão, triagem de pacientes para atendimento clínico, no caso de pacientes com descontrole glicêmico ou com suspeita de diabetes. Além disso, será feita avaliação dos pés, com teste de sensibilidade, de pacientes insulinodependentes com risco de desenvolver complicações, bem como oferecer orientações sobre o cuidado com os pés.

Na próxima quarta-feira (13), a mesma ação será feita na Farmácia da Família I, localizada na Avenida Ceará, 531, Bairro Brasil, próximo à Praça Mármore Neto.

Além disso, terá continuidade as ações da Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional na Policlínica Doutor Admário Silva Santos, no bairro Brasil, com Projeto de Prevenção de doenças e agravos não transmissíveis (DANTS) e acompanhamento do Programa Crescer Saudável das escolas da área do Admário.

Já no dia 24 de novembro, a Diretoria de Atenção Básica vai participar do Dia Solidário Azul, promovido pelo Movimento Conquista Azul, de 8h às 12h, na Avenida Otávio Santos, em frente ao Ceoq. Para os diabéticos, serão oferecidos exame de fundo de olho, mapeamento de retina e exames dos pés. Para a comunidade em geral, haverá atividades educativas, aferição de pressão e glicemia, antropometria (avaliação de peso e altura), orientação nutricional e dietética, e aulão fit.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das prioridades na área da saúde para 2019 é o controle de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes que atinge mais de 13 milhões de pessoas no Brasil. A ferramenta mais poderosa contra o Diabetes ainda é a prevenção, pois fatores de risco como sedentarismo, obesidade, tabagismo e uso excessivo de álcool podem impulsionar a incidência da doença.

Sobre a assistência farmacêutica aos pacientes diabéticos do município – Atualmente, 1920 pacientes estão cadastrados no Programa de Automonitoramento Glicêmico, oferecido pela Coordenação de Assistência Farmacêutica. Todos receberam o glicosímetro no cadastro e recebem as tiras, lancetas e atendimento clínico farmacêutico regularmente nas Farmácias da Família.