Vitória da Conquista

Prefeitura promove reunião com instituições de saúde para traçar estratégias de atendimento aos pacientes com coronavírus

Na tarde desta quinta-feira (23), aconteceu no auditório do Cemae uma reunião promovida pela equipe de coordenação do Centro de Atenção Municipal – Coronavírus, da Prefeitura Municipal, com instituições de saúde do município. O encontro teve como objetivo o alinhamento de ideias e a comunicação entre os órgãos como estratégia para o tratamento do coronavírus na cidade.

Na reunião estiveram presentes os representantes da Santa Casa de Misericórdia – Hospital São Vicente, do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e do Hospital Unimec, que receberam informações sobre o funcionamento do Centro tanto na oferta de tratamento, quanto no treinamento de equipes de saúde.

Para a coordenadora de enfermagem do Centro de Atenção, Cíntia Rangel, o Centro deverá receber pacientes pré-avaliados e encaminhados pelas unidades básicas de saúde. “Aquele paciente que está na unidade básica, que requer uma atenção melhor, apresente uma comorbidade (doença que facilite a manifestação de outras doenças) e desconforto respiratório, será referenciado para o Centro de Atenção e lá vai receber os primeiros cuidados”, explica Cíntia.

A coordenadora ainda ressalta que a comunicação entre os gestores da saúde é essencial . “Conseguimos hoje, com essa reunião, unificar a comunicação e explicar como será o fluxo de pacientes no Centro de Atenção. Este encontro é uma das últimas etapas e assim que toda essa logística entre as instituições estiver devidamente alinhada iremos começar a operar”, conclui.