Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Festas Juninas Vitória da Conquista

Prefeitura premia vencedores do Festival de Forró e do Concurso de Ruas Ornamentadas

O prefeito Guilherme Menezes destacou que a homenagem tem que estar à altura do homenageado

O prefeito Guilherme Menezes destacou que a homenagem tem que estar à altura do homenageado

Depois de cinco noites de celebração popular do que há de mais autêntico em matéria de cultura nordestina, a 7ª edição do Forró Pé de Serra do Piripiri chegou à sua conclusão na noite de quarta-feira, 1º de julho, no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura. A despedida se deu no mesmo espaço onde foi instalado, entre os dias 19 e 23 de junho, o Memorial do Forró, no qual o público visitante pôde ver homenagens a Humberto Teixeira, o “doutor do baião”, parceiro de Luiz Gonzaga na composição de vários de seus maiores sucessos. As instalações do Memorial foram muito elogiadas pelo público. Afinal, como disse o prefeito Guilherme Menezes, “a homenagem tem que estar à altura do homenageado”, assim como aconteceu nos anos anteriores.

O forrozeiro Edson Dias, considerado "afilhado" de Luís Gonzaga, foi homenageado pela Prefeitura com o Troféu Humberto Teixeira

O forrozeiro Edson Dias, considerado “afilhado” de Luís Gonzaga, foi homenageado pela Prefeitura com o Troféu Humberto Teixeira

“Foi mais uma festa muito bonita. Tenho certeza de que caiu no gosto da população”, afirmou ainda o gestor, enquanto agradecia aos colaboradores que fizeram parte da produção do evento. Desta vez, o arraial era bem mais discreto, e tinha como principal objetivo entregar as premiações aos vencedores do Festival de Forró e do Concurso de Ruas Ornamentadas.

Paralelamente, a pequena festividade serviu para que todos se despedissem de forma saudosa do Forró Pé de Serra do Piripiri 2015. E, naturalmente, para que começassem a se preparar para a edição de 2016. Da edição recém-concluída, só ficam recordações positivas.

O comandante da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar, Sílvio Berlink, ressaltou a inexistência de fatos violentos, algo que permeou todas as noites da programação. “Esta festa é tipicamente familiar. E a boa notícia que trago para vocês é que ela aconteceu em paz”, afirmou Berlink.

O vereador Luciano Gomes, líder do Governo na Câmara, optou por dar destaque à qualidade do evento. “Vitória da Conquista está de parabéns, porque tem um povo que gosta de São João, e um Governo Municipal que faz um São João de qualidade”, disse.

Artistas reconhecidos – Rony Barbosa considerou “uma surpresa grande” a sua vitória no Festival do Forró. “Em meio a tantos artistas bons que a gente tem na região, a gente fica feliz pelo reconhecimento da canção. E eu, mais feliz ainda por ter tirado o primeiro lugar”, disse o artista, compositor e também intérprete da canção “Lamento para Dominguinhos”, responsável por alçá-lo ao primeiro lugar na competição. “Por ser uma música direcionada para um grande nome da nossa música, eu estou feliz demais de estar aqui, sendo homenageado”, afirmou ainda o responsável pelo tributo ao artista que foi um dos principais parceiros de Gonzagão, e ao qual a Prefeitura prestou homenagem em 2014, no Forró Pé de Serra do Piripiri.

Troféus e premiações em dinheiro também foram entregues ao segundo colocado, Cainã Araújo, com a música “Meu paraíso”, e à cantora que ficou em terceiro lugar, Luiza Saldanha, que apresentou “Fina flor” – nos dois casos, também são intérpretes de suas próprias canções – e ainda aos ocupantes das demais colocações, até o décimo lugar.

Comunidade bicampeã – O nome não poderia ser outro: Rua da Amizade. Talvez tenha a ver com isso o fato de um grupo de 25 a 30 moradores do bairro Cruzeiro – inclusive de outras vias públicas – se reunirem todos os anos para pôr a mão na massa e enfeitar essa rua de nome tão agradável, de acordo com as tradições juninas. O esforço tem valido a pena. Em 2013, primeiro ano em que se inscreveu para participar do Concurso de Ruas Ornamentadas, a Rua da Amizade ficou em terceiro lugar. No ano seguinte, foi campeã pela primeira vez. E agora, em 2015, sagrou-se bicampeã.

“É o terceiro ano que a gente participa, é uma festa muito boa. Independentemente da premiação, a gente já vem ornamentando a rua há muito tempo”, disse a professora Nívea Novais, uma das representantes da Rua da Amizade. O prêmio em dinheiro recebido pela conquista do primeiro lugar já tem destino certo: será reservado para a ornamentação da rua em 2016. “É um incentivo a mais para que a gente possa participar”, contou Nívea.

Troféus e premiações em dinheiro também foram entregues à segunda colocada, a Avenida Paraíba, localizada no bairro Brasil, e à ocupante do terceiro lugar, a Rua Democrata, no Guarani.