Meio Ambiente Vitória da Conquista

Prefeitura instala jardins suspensos na praça Barão do Rio Branco

Intervenção faz parte da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 5 a 10 de junho

Quem circula pelo centro de Vitória da Conquista, certamente já viu ou foi informado a respeito de uma das intervenções previstas para a  Semana do Meio Ambiente, que ocorre entre os dias 5 e 10 de junho. Trata-se da instalação de jardins suspensos na praça Barão do Rio Branco, uma das mais movimentadas da região central da cidade.

Ali, foram plantadas palmeiras das espécies “areca de locuba” e “havaí” e grama em tabletes. Os pedaços de madeira, que formam o contorno dos jardins, foram reaproveitados a partir de troncos de eucaliptos mortos extraídos do Estádio Municipal Lomanto Júnior. A intervenção inclui ainda a utilização de iluminação cênica.

“Estamos trabalhando com a sustentabilidade e reciclando para tornar mais agradável e belo o ambiente da praça Barão do Rio Branco, que terá novo aspecto durante a semana”, registra a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira. Segundo ela, os jardins estarão à vista de todos enquanto durarem as atividades da Semana do Meio Ambiente.

Este ano, a Semana do Meio Ambiente traz como tema a discussão sobre a Serra do Periperi e os efeitos causados por ocupações indevidas. A programação prevê a distribuição de mudas e o plantio de árvores com a comunidade.

A madeira dos eucaliptos extraídos também possibilitou a fabricação de estacas, que serão utilizadas na proteção dos mananciais Bebedouro da Onça e Pedra Branca – ambos localizados na Serra do Periperi.

Plantio na Integração – Está previsto para esta segunda-feira, 5, às 14h, o início do plantio no canteiro central da avenida Integração, no trecho localizado em frente à Estação Rodoviária de Vitória da Conquista. Serão plantadas as espécies jambo vermelho, pau-brasil, flamboyan e bougainville. A atividade também está incluída na programação da Semana do Meio Ambiente.