Vitória da Conquista

Prefeitura garante alimentação para os alunos da rede municipal

Distribuição dos kits começou por escola e Centro de Educação Infantil localizados no bairro Nossa Senhora Aparecida

“Pra mim, foi uma ideia muito boa distribuir esse kit. Será um reforço, uma ajuda muito grande, principalmente, para nós que somos autônomos e porque aqui é escola de tempo integral. Então, a maioria das refeições que minha neta fazia era aqui na escola. Com o dinheiro que conseguirmos agora, ao invés de comprar feijão, arroz, compraremos outras coisas”, afirmou a autônoma Karina dos Santos ao receber nesta quarta-feira (15) o kit de alimentação, entregue pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Karina tem uma neta matriculada no 1º ano da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida. A unidade escolar e o Centro Municipal de Educação Infantil Frei Graciano, ambos localizados no bairro Nossa Senhora Aparecida, foram os primeiros a receber os kits montados com gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conforme autorizado pela Lei Federal nº 13.987/2020 e regulamentado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Com o respaldo federal, a Prefeitura, por meio da Smed, deu início, hoje, à distribuição de kits contendo vários alimentos que atendem a cada uma das crianças e foram aprovados pela equipe de nutricionistas do Município e pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar. Com essa ação, a gente visa manter o ganho nutricional do aluno neste período de pandemia, em que as aulas estão suspensas, em cumprimento ao Decreto nº 20.190/2020. Sabemos que muitos dos alunos fazem a principal refeição do dia nas unidades de ensino. Daí a importância dessa ação”, reforçou o coordenação de Alimentação Escolar, Yuri Hatgivagiannis.

Marcações no chão para delimitar a distância entre os pais que aguardavam a entrega

A diretora da escola, Sirlene Santana explicou que todas as medidas de prevenção desde a montagem do kit até a entrega foram tomadas para garantir a segurança das famílias dos alunos e dos profissionais: “Adotamos todas as medidas preventivas necessárias para essa ação que vai ser um apoio muito grande para as famílias, pois sabemos que há crianças que se alimentam das três refeições que servíamos aqui e que sempre foi de ótima qualidade”, pontuou a diretora da escola, Sirlene Santana.

“Além disso, vai evitar a perda dos alimentos perecíveis por conta dessa pandemia do coronavírus. Por isso, eu achei muito importante distribuir os alimentos para os alunos”, comentou o pintor Nezinho Gomes, que tem um neto que estuda na escola e foi buscar o kit.

Nezinho aprovou entrega dos kits

E Atenção! Você que tem filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino! O dia e horário de entrega dos kits das demais escolas e creches serão comunicados, previamente, pela direção de cada unidade, diretamente, aos pais ou responsáveis dos alunos. A família que tiver até dois filhos matriculados vai ter direito a um kit. Para as famílias que tenham de três a cinco filhos matriculados, serão entregues dois kits.