Cultura Vitória da Conquista

Prefeitura disponibiliza terreno do antigo Clube Social para construção do Centro Cultural BNB

Equipes do Executivo e Legislativo Municipais, além de representantes do banco visitam terreno do antigo Clube Social

Nesta sexta-feira (16), o prefeito Herzem Gusmão levou representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) ao terreno do antigo Clube Social. Os objetivos da visita foram conhecer e avaliar o terreno, que está sendo disponibilizado pela Prefeitura Municipal para a concretização do projeto do Centro Cultural BNB.

O assessor da Presidência do Banco, Wanger Alencar Rocha, lembrou que esse projeto está em discussão desde 2007. Agora, está sendo resgatado, por iniciativa da Prefeitura, Câmara de Vereadores e entidades de classe. “A gente tem que entender o que de fato houve, para que a gente possa resgatar e estudar a possibilidade e a viabilidade de implantar esse projeto”, explicou. Ao conhecer o terreno, ele se mostrou otimista: “A gente tem um caminho a trilhar, de uma parceria que possivelmente pode acontecer.”

O superintendente estadual do Banco, José Gomes da Costa, esclarece o que são os Centros Culturais: “O Banco começou com os programas de Centros Culturais há aproximadamente 15 anos. São investimentos com incentivo da Lei Rouanet que foram criados em algumas cidades. No bojo da criação deles, surgiu essa demanda aqui. Seria o primeiro Centro Cultural BNB da Bahia, e nada mais justo”.

O prefeito Herzem Gusmão trouxe o exemplo da cidade de Medellín, que deixou de ser uma das cidades mais violentas da Colômbia para se tornar uma referência em arte e cultura, graças a iniciativas nobres na área.

“O Centro Cultural vai fortalecer a cultura e, assim, ser um importante equipamento de inclusão e transformação social, podendo diminuir o índice de violência crescente entre crianças e adolescentes. Portanto, esse investimento do Banco do Nordeste será de grande importância, um espaço nobre para que a gente possa atrair nossos jovens e crianças para uma atividade cultural”, afirmou o prefeito.