19 de fevereiro de 2018 às 16:25

Prefeitura de Vitória da Conquista participa de mutirão de mamografias de 26 de fevereiro a 14 de março

O mutirão ajuda na prevenção precoce do câncer de mama, tipo que mais causa óbito entre as mulheres

De 26 de fevereiro a 14 de março, Vitória da Conquista recebe a Fase I do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama – Estratégia Itinerante. A iniciativa, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, foi incorporada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista. Agora, a população conquistense pode ser beneficiada por esta importante estratégia de combate a uma das doenças que mais matam mulheres no mundo.

A prevenção é extremamente importante, pois quanto mais cedo o câncer for detectado, maiores as chances de cura

Na primeira etapa, uma Unidade Móvel será instalada no Centro Glauber Rocha, com a capacidade de realizar 200 mamografias bilaterais por dia. A previsão é atender 2100 mulheres dos 50 aos 69 anos, faixa etária com maior incidência dos casos de câncer.

Os procedimentos são realizados em regime de mutirão através do Sistema Único de Saúde, sem nenhum custo para a população. As pacientes devem se dirigir até a Unidade de Saúde do seu bairro e preencher um formulário de atendimento, que será encaminhado para o Mutirão da Mamografia.

O Câncer de Mama – A doença é uma das maiores causas de morte de mulheres em todo mundo. É preciso ficar atenta a sinais como nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio.

Apesar do alto risco da doença, a prevenção é extremamente importante: quanto mais cedo ele for detectado, maiores as chances de cura.



Deixe seu Comentário