Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Prefeitura conclui licitação do transporte coletivo

Ascom/PMVC

O processo licitatório para escolha das empresas que atuarão no novo sistema de transporte coletivo em Vitória da Conquista foi concluído nesta quinta-feira, 11. Após avaliação de documentos, propostas de serviços e condições de oferta, a comissão especial de licitação declarou vencedoras do certame duas empresas que se comprometem com uma série de melhorias relacionadas ao transporte público.

As licitantes vencedoras são as empresas Viação Vitória e Serrana Transportes e Turismo que, a partir da assinatura do contrato, têm até 120 dias para começar a operação do novo sistema, com uma série de modificações que favorecem a população. O edital que seleciona as empresas do novo sistema prevê alterações significativas na oferta do serviço.

“É importante dizer que o nosso sistema será um dos mais modernos do país e, certamente, o mais moderno da Bahia”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann. Para ele, a principal vantagem do novo sistema será a integração tarifária, também chamada de bilhete único. Com a mudança, o cidadão poderá pagar apenas uma tarifa, dentro de um espaço de tempo determinado, para se deslocar para um percurso no qual necessite pegar mais de um ônibus.

O edital prevê a criação de um sistema de atendimento ao usuário, através do qual os cidadãos poderão interagir com a gestão pública, apresentando sugestões, reclamações, denúncias ou elogios, que serão atendidos num prazo previsto de 24h. Para isso, a Administração Municipal disponibilizará um número de ligação gratuita para a população.

A aquisição de créditos para o Bilhete Eletrônico Municipal também ficará mais fácil. Serão abertos mais dois pontos de venda: um na zona leste, outro na zona oeste, favorecendo principalmente os estudantes que utilizam transporte coletivo. A segurança dos passageiros e operadores dos veículos também será aumentada com a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota. As imagens serão monitoradas pelas próprias empresas.

As condições de acesso ao transporte coletivo também vão melhorar bastante. A frota total será ampliada inicialmente para 160 carros, com, no mínimo, 50 ônibus adaptados. As empresas estão comprometidas com a aquisição de pelo menos 30 veículos 0 km, adaptados para deficientes físicos. Além disso, toda a frota receberá um degrau adicional na porta dianteira, para facilitar a entrada de pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes.

As mudanças não param por aí. A partir de agora, as empresas se obrigam a realizar ações voltadas para a responsabilidade ambiental. Os veículos terão escapamento vertical com catalisador, para reduzir o lançamento de poluentes na atmosfera. Serrana e Vitória deverão implantar programas regulares de capacitação de funcionários, considerando as diversas áreas de atuação. A preservação ambiental deverá ser tema de capacitação oferecida a todos os funcionários.

Licitação – Inicialmente, 24 empresas compraram o edital de licitação, lançado em 2011. Dessas, apenas quatro empresas participaram efetivamente do processo, apresentando propostas. Uma das quatro foi desclassificada por não atender exigências mínimas do edital; outra foi eliminada da disputa, depois de apresentar proposta de pagamento muito inferior às demais.

Com o objetivo de selecionar empresas para atuar no Sistema de Transporte Coletivo do Município, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista instaurou processo licitatório , por meio do edital nº 04/2011, que ficou suspenso por um longo período, devido aos recursos interpostos por algumas empresas. O processo licitatório se estendeu por quase dois anos, muito além do tempo desejado pela Administração Municipal, para que a transparência, a correção e a eficácia do edital fossem preservadas.