Trânsito Vitória da Conquista

Prefeitura anuncia novas câmeras para fiscalizar trânsito na cidade

A finalidade das câmeras é acompanhar o trânsito da cidade e melhorar a fluidez

Um veículo estacionado no lugar errado gera um transtorno, podendo impedir a locomoção de um veículo de saúde, o que prejudicaria até uma vida. Visando organizar o trânsito e garantir fluidez no centro de Vitória da Conquista é que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana implantou o Sistema Municipal de Monitoramento do Trânsito.

Vinte e duas câmeras já foram instaladas, sendo que 18 estão em operação. Quatro começam a operar nos próximos dias. A finalidade é acompanhar o trânsito da cidade e melhorar a fluidez. “A instalação de câmeras no centro da cidade tem o objetivo de melhorar a fluidez e aumentar o alcance do órgão de trânsito”, explicou o Secretário de Mobilidade Urbana Jackson Yoshiura.

Através das câmeras, a equipe da Secretaria trabalha com mais tranquilidade e alcança uma cobertura com mais eficiência. “Mais do que autuar, a gente quer disciplinar os condutores no sentido de uma circulação segura. O videomonitoramento traz uma cidade com o trânsito mais organizado. Também proporciona mais tranquilidade porque a gente alcança mais áreas”, declarou a agente de Fiscalização e assessora da Coordenação de Trânsito, Rayner Mendes.

As câmeras estão espalhadas pela área central da cidade e a quantidade de equipamentos deve aumentar nos próximos meses. Ainda segundo Secretário de Mobilidade Urbana, “o monitoramento vai ser ampliado para o Bairro Brasil, Avenida Olívia Flores e Avenida J. Pedral. A gente precisa se adequar ao crescimento da cidade para torná-la mais ágil garantindo o direito de ir e vir no menor tempo e maior segurança”, ressaltou.

A fiscalização por meio de câmeras dentro da cidade está permitida desde 2015, através das resoluções 471 e 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).