Vitória da Conquista

Prefeitura abre estrada no Limoeiro e dá acesso a comunidade isolada

Cerca de 40 famílias vivem no povoado de Limoeiro em Vitória da Conquista, na região da Serra do Marçal. Algumas delas, de forma isolada. Para chegar às casas somente a pé ou a cavalo. “Aqui é um lugar muito bom pra viver, sossegado. Para nós, o difícil é a água e o acesso. Porque não vem um carro, aí fica tudo difícil”, conta a lavradora Irma Pinto, de 63 anos.

O isolamento que dona Irma relata, no entanto, está com os dias contados. Isso porque a Prefeitura Municipal iniciou, na última quinta-feira (9), a abertura da estrada que dará vida nova a essas pessoas. Apesar de ser um trecho pequeno, aproximadamente 1 km, a via transformará a realidade de quem teve, por toda uma vida, que subir e descer a pé, pelo meio do mato.

“Morar aqui é bom, mas é muito sofrimento. Quando eu estudava, descia tudo isso a pé, fazendo chuva ou sol. Pra gente trazer uma coisa lá do ponto, se não tiver um jumentinho, é nas costas. Agora vai facilitar”, conta o vaqueiro Zanato dos Santos, de 28 anos.

Dona Irma, O neto e sua prima, Maria das Graças

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Ferraz, além do acesso, os moradores solicitaram ao Executivo Municipal o abastecimento de água. “Já estamos trabalhando no acesso e, em breve, estaremos perfurando o poço artesiano para o abastecimento desta comunidade que não tem água potável e utiliza a água do rio para os serviços domésticos”, disse.

Agora, vai ser mais fácil chegar até a casa de dona Irma e dos vizinhos. “Estou muito alegre, na hora que eu ver essa estrada chegar até minha casa vai ser uma bênção, vou agradecer muito a quem está ajudando”, comemora dona Irma.