Meio Ambiente Vitória da Conquista

Praça Barão do Rio Branco receberá jardim permanente

O jardim deve ser integrado à revitalização do centro comercial

O jardim suspenso na praça Barão do Rio Branco foi uma das intervenções realizadas pela Prefeitura Municipal para a Semana do Meio Ambiente. Na noite desta segunda-feira, 26, ele será retirado, mas a Secretaria de Meio Ambiente já faz estudos para um projeto de paisagismo arrojado para aquele espaço.

Segundo a secretária da pasta, Luzia Vieira, a proposta é que o jardim seja integrado à revitalização do centro comercial e seja uma obra permanente. “Estamos estudando um projeto que trabalhe muito o verde, com a colocação de bancos e plantas que proporcionem sombra, pois acreditamos que esse espaço vai melhorar consideravelmente a qualidade do ambiente social”, disse.

A integração do jardim suspenso ao projeto de revitalização veio por conta da aprovação da comunidade que frequenta aquele espaço. Seu Joaquim da Silva Santos, por exemplo, mora no distrito de José Gonçalves e duas vezes por semana vem à cidade. Nesta manhã, ele aguardava a abertura de uma agência bancária sentado em um dos bancos instalados na Barão. “Tem 25 minutos que estou aqui esperando o banco abrir. É uma opção que o pedestre tem de sentar e descansar um pouco. Então eu concordo com a revitalização, com o trabalho que a Prefeitura está fazendo”, opinou.

O casal Nivaldo e Antônia Lima, moradores de Bate-Pé, também veio à cidade pagar suas contas e, por um momento, sentou-se em um banco do jardim. Nivaldo aproveitou para falar da intervenção: “Sentamos aqui e estou gostando. A Praça ficou muito maravilhosa. Foi a própria Prefeitura que fez esses banquinhos e ficou tudo bonitinho. Se fosse uma coisa que eles pudessem segurar esse jardim, ficaria mais bonito e seria muito melhor para a população”.

As plantas do jardim provisório e toda a infraestrutura presente no local, inclusive iluminação, serão reutilizados no paisagismo dos canteiros localizados na Avenida Brumado.