Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Gabriel Oliveira Política Vitória da Conquista

Petição do movimento #FicaMarisStella chega a mais de 800 assinaturas

Gabriel Oliveira

Foto: O Interventor enviando pela Secretária de Cultura, coordenador de Gestão da Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA, Vitor Barreto, acaba de chegar ao Centro de Cultura de Vitória da Conquista.   O movimento #OcupaCentroDeCultura convida a todos os movimentos sociais e culturais da cidade para a realização de uma grande manifestação.  Durante todo o dia será realizada uma será de intervenções no foyer do Centro de Cultura.  Junte se a nós e vamos lutar pela cultura democrática , sem imposições ditatoriais.Assine a petição pública: http://www.avaaz.org/po/petition/FicaMarisStella_Pela_Democratizacao_dos_Espacos_Culturais/#SomosTodosMarisStella#OcupaCentroDeCulturaDesde a última sexta-feira (3), jovens conquistenses estão se manifestando contra a exoneração de Maris Stella Schiavo Novaes gestora do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.

Nesta segunda-feira (6), o interventor Vitor Barreto, propôs uma negociação com os organizadores do movimento em nome da Secult (Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer), porém os manifestantes negaram o acordo, declarando apoio total a Maris Stella e ocupação contínua até a revogação da exoneração.

“Não tem mais volta o Centro de Cultura foi ocupado e vai continuar sendo ocupado até que a situação que envolve a demissão de Maris Stella seja resolvida”, declararam os manifestantes na FANPAGE do movimento.

Leia o texto apelativo:

“Desde setembro de 2012, Vitória da Conquista (região sudoeste do estado da Bahia) vivencia uma nova fase de efervescência cultural e artística. A nomeação da historiadora e especialista em memória, educação e cultura, Maris Stella Schiavo Novaes, para a coordenação do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima trouxe novo fôlego para a cultura local, promovendo a dinamização deste espaço cultural e mais, democratizando sua utilização através de uma ação continuada em prol de sua ocupação pelas diversas expressões artísticas e sujeitos, dando voz e vez para as culturas marginalizadas, especialmente as populares, propiciando encontros de diferentes ativistas da cultura local e baiana, de variadas matrizes e linguagens.

A gestora conseguiu congregar a sociedade em torno do Centro de Cultura, dando vida e oportunidade à cultura da cidade e região. No dia 03 de maio de 2013, Vitória da Conquista foi surpreendida com notícias de sua exoneração, o motivo: por ter velado o corpo de um artista mineiro radicado na cidade, o grande J. Murilo, no espaço do Centro de Cultura. Expressando-se através da pintura, o artista recriava os sertões a partir das tintas e pinceladas, destacando a cultura sertaneja em seu projeto artístico, tendo promovido no espaço do Centro de Cultura em dezembro de 2012 uma linda exposição denominada “J. Murilo pinta Guimarães Rosa”, encantando a todos e todas que passavam pelo espaço com recriações poéticas da obra do grande escritor mineiro.

#FicaMarisStella – Pela Democratização dos Espaços Culturais!!!

Solicitamos a revogação da exoneração da Sra. Maris Stella Schiavo Novaes do cargo de coordenadora do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, pelo que esta gestora vem realizando no espaço, dinamizando-o, democratizando e dando acesso aos espaços culturais de forma equitativa. Sua exoneração só trará prejuízos para a cultura local e regional e sendo Vitória da Conquista cidade de destaque, todos serão afetados por esta atitude. Desta forma, em nome de todas e todos que estavam compartilhando da alegria de ver um espaço cultural público ser efetivamente ocupado pela população, solicitamos que seja revogada a decisão de exoneração e que seja ainda mais valorizado o trabalho desta gestora comprometida e revitalizadora da cultura no sertão da Bahia. #FicaMarisStella, pela democratização dos espaços culturais!!!”

Texto apelativo: http://migre.me/eqLHt

Foto: Divulgação