Eventos Saúde Vitória da Conquista

Outubro Rosa: evento traz discussões sobre saúde integral da mulher

Debates envolveram câncer de mama, DST’s e avaliação psicológica

Debates envolveram câncer de mama, DST’s e avaliação psicológica

Como mais uma atividade da campanha Outubro Rosa, a Prefeitura promoveu nesta quinta-feira, 20, uma mesa de trabalho com o tema geral “Saúde da Mulher”, no Centro Integrado dos Direitos das Crianças e Adolescentes. As discussões trataram da prevenção do câncer de mama e de doenças sexualmente transmissíveis; saúde integral da mulher e avaliação psicológica.

“Muitas mulheres têm uma gama de atribuições, e muitas delas acabam deixando de lado a saúde, que é o mais importante. Então, o nosso papel é alertar e mobilizar a sociedade, especialmente as mulheres, para que procurem os serviços de saúde e realizem a mamografia”, explicou Elza Mendes, coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

A variedade de assuntos demonstra que, embora o Outubro Rosa foque na prevenção e no combate ao câncer de mama, a atividade pretendeu abordar a saúde da mulher de forma mais abrangente. “A campanha se estende até o final de mês, mas nosso objetivo é mesmo pontuar a saúde integral. Tudo isso acaba englobando um tema único, que é a saúde integral da mulher”, informou Elza.

Público – Entre o público participante, havia representantes dos diversos serviços que compõem a Rede de Proteção à Mulher de Vitória da Conquista – a exemplo da Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, representada por sua coordenadora, Jaciara Mendes. “A Vigilância Epidemiológica deve estar dentro desse contexto da rede, tanto para buscar dados, para que possamos tratar as nossas ações em cima desses agravos que acontecem no município, quanto para trabalhar preventivamente para que eles não aconteçam”, afirmou Jaciara.

Havia ainda representantes de outras instituições, como a Polícia Militar. O capitão Hilderim Thomaz – ex-comandante da Base Comunitária de Segurança do bairro Nova Cidade e atualmente chefe da seção de Gerenciamento de Projetos do Comando de Policiamento da Região Sudoeste – mencionou a postura da PM diante da campanha Outubro Rosa. “Lidar com a campanha, estar junto e apoiando de alguma forma, é a Polícia Militar sinalizando que está aberta e compreendendo que é necessário efetivar o seu papel enquanto integrante de um Estado que precisa cuidar dos cidadãos e do bem-estar”, disse.