Cultura Vitória da Conquista

Organizado por Ruy Medeiros, livro com obras de Camillo de Jesus Lima será lançado na próxima sexta (11)

POR GABRIEL OLIVEIRA

Ruy

FOTOS: GABRIEL OLIVEIRA

Vitória da Conquista e todo o sertão baiano se destacam pela sua imensa produção cultural, seja na música, na pintura e escultura ou ainda nas letras: de tudo [e com muita qualidade] se produz aqui. Camillo de Jesus Lima, (Caetité, 8 de setembro de 1912 — Itapetinga, 28 de fevereiro de 1975) é um dos principais expoentes dessa cultura, que, mesmo sem recursos financeiros que possibilitassem uma divulgação mais ampla, deixou obras espalhadas pelos jornais e publicações locais de Vitória da Conquista e região.

Na perspectiva de um resgate histórico à obra e à memória de Camillo, o historiador e advogado Ruy Medeiros, enquanto organizador, contando com um trabalho coletivo iniciado por Mozart Tanajura e Luis Carlos de Jesus Lima e apoiado pela Prefeitura de Vitória da Conquista e pela Casa da Cultura, lança, pela editora da Assembleia Legislativa da Bahia, os primeiros dois volumes da Obra Poética de Camillo de Jesus Lima, fruto de uma vasta pesquisa em periódicos, jornais e revistas culturais a nível local e regional, que traziam trechos e poesias completas daquele que dá nome ao Centro de Cultura de Conquista. Segundo Ruy Medeiros, “é muito comum as pessoas recitarem a poesia ‘Mestre’ ou outras, sem saber que são de Camillo. Ele é um autor fundamental e a gente espera que tenha continuidade a edição do restante das obras que ele escreveu”.

SAM_7536

Ainda segundo Ruy Medeiros, a literatura de Camillo de Jesus Lima, bem como dos grandes poetas e escritores, tem que ser cada vez mais valorizados em detrimento à atual cultura de entretenimento pelo entretenimento. “Hoje, as editoras estão cheias de títulos pornográficos, de livros de auto-ajuda e de uma leitura fácil, aquilo que não nos leva a pensar e a imaginar de uma maneira profunda as coisas. É evidente que você vai às livrarias e ainda encontra muita coisa boa, mas encontra um consumo muito maior de uma que não é a grande literatura, assim como tem acontecido o restante das artes”, disse.

Como evento de lançamento dos dois primeiros volumes da Obra Poética de Camillo de Jesus Lima, será realizado uma solenidade na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, no dia 11 de setembro (sexta-feira), às 19h. A edição é limitada e boa parte dos exemplares será encaminhada às escolas e a instituições de educação superior, principalmente aos cursos de Letras.