Casa e lazer Dicas do Lar

Organização: elabore uma rotina de tarefas para as arrumações da casa

A organização da casa está entre suas metas para o ano que começa? Então confira estas sugestões da coach em Organização e Produtividade Priscilla Caminha. Ela explica que, muitas vezes, o maior problema não é só organizar a casa, mas sim manter a organização proposta.

Para a especialista, é preciso criar mecanismos que facilitem o dia a dia, que tragam praticidade e que otimizem nosso tempo, dentro e fora de casa.

— Precisamos entender que não basta organizar somente o espaço físico, mas que a organização também precisa fazer parte da nossa rotina para que consigamos ser produtivos em tudo que formos realizar — considera.

O primeiro passo para chegar a esse objetivo é ter força de vontade, foco e disciplina. Assim, considera Priscilla, a organização passará a fazer parte do seu dia a dia de forma natural e sem neuroses.

— Você sentirá a sua vida mais organizada, passará a priorizar o que é importante e terá uma rotina mais produtiva. Assim, conquistará mais tempo para você, para sua família e para estar com seus amigos — afirma ela

Ela lembra que a correria do nosso dia a dia dificulta o processo de organização e desanima até de tentar.

— As tarefas mais simples parecem se tornar complicadas. Trata-se de um processo contínuo, de uma mudança de hábito — alerta ela, que dá as dicas abaixo para um 2019 organizado.

Limpeza

Separe um cômodo por dia para limpeza e faça uma lista das tarefas que precisam ser realizadas em cada ambiente: assim você não se perde e não esquece nada (dia da semana x ambiente x tarefas a serem realizadas).

Divisão de tarefas

Se você mora sozinho, tudo bem… O único responsável pela limpeza, organização e manutenção do local será você mesmo. Agora se você mora com outras pessoas, todos têm a obrigação de cuidar da casa. Assim ninguém fica sobrecarregado e tudo acaba bem mais rapidinho. Vale até uma tabelinha pendurada na cozinha ou na área de serviço com as tarefas e o nome de cada responsável.

Rotina

Faça isso todos os dias e você não deixará acumular bagunça: tire o pó, passe um pano, lave a louça, arrume a cama, coloque a roupa suja para lavar , separe e guarde o que está fora do lugar.

Passatempo

Encontre seu melhor horário e realize as tarefas ouvindo uma boa música, assim você aproveita seu momento de maior energia e disposição e nem sente o tempo passar.

Rotina

Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Bote na sua rotina: lavar a louça sempre depois de sujá-la, guardar as roupas no armário, limpar e colocar os sapatos na sapateira. Enfim, crie o hábito.

Tudo escrito

Tenha uma agenda e anote tudo que precisa realizar diariamente, criando sua rotina diária.

Compromissos

No domingo, liste todos os seus compromissos da semana. Defina os compromissos fixos, como curso de inglês das crianças, aulas de dança, dias de educação física, pilates, manicure, etc. Para essas tarefas, que se repetem ao longo das semanas, utilize uma única cor de caneta, como a azul.

Lista de compras

Que tal ter na sua cozinha um bloquinho para listar o que for acabando na despensa? Isso ajuda muito na hora de ir para o supermercado.

Aplicativos

Use os aplicativos de celular que auxiliam na organização diária ou semanal.

Na cozinha

Organize um cardápio semanal. Reserve o sábado para comprar os ingredientes que estão em falta.

Hora do lanche

Crie um cardápio com os lanches que as crianças levarão como merenda para a escola e atualize todo sábado, de acordo com suas compras ou com a despensa.

Mesa do café

Sua manhã é muito corrida? À noite, deixe organizada a mesa do café da manhã para o dia seguinte.

Limpeza

Limpe a geladeira sempre antes de fazer compras

Desapegue

Liberar espaço é libertador. Então, a cada três meses, no mínimo, separe o que você não usa mais para doar ou o que precisa ser consertado.

Contas a pagar

Crie uma planilha com as contas a pagar e com as contas pagas ou utilize um aplicativo de celular (muitos são gratuitos).

Pagamentos

Reserve um dia na semana para fazer os pagamentos. O que conseguir, pague pelo celular ou pelo computador para otimizar seu tempo.

Ao mesmo tempo

Lave a louça enquanto estiver cozinhando. Assim, não fica nada acumulado na pia para depois.

// Extra