Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Opinião

OPINIÃO: Liberdade de expressão ou liberdade para manipular?

POR THALANA PIAGGIO

 O jornalista Perseu Abramo, em discurso realizado numa cerimônia na qual era homenageado pelos estudantes de jornalismo da PUC-SP, lançou o desafio de superação da distância que havia entre a técnica e a ética jornalística para os novos formandos. O discurso de Perseu Abramo foi proferido em dezembro de 1995. Passaram-se 19 anos e o desafio continua atual.

A mídia brasileira não perde em nada para a grande imprensa mundial no que diz respeito às técnicas. Porém, quando o assunto é ética, não é exemplo a ser seguido por ninguém. Enquanto as tecnologias avançam em ritmo desenfreado, a ética midiática vai minguando. Invertem a relevância das informações, ocultam aspectos de enorme importância e opinam mais do que informam, técnicas de manipulação muito bem descritas pelo nosso grande e saudoso jornalista Perseu Abramo.

A mídia brasileira dança bem a música tocada pelo neoliberalismo que, para nossa tristeza, ainda encontra lugar na sociedade mundial neste início de século. Nossas câmeras ignoram as lutas de um povo que quer ser livre do preconceito, da desigualdade social, do massacre e da opressão. Estão focadas no “maravilhoso” e “espetacular” mundo ficcional burguês. Quando não isso, lançam-nos o azedume do vômito da violência, do medo, do terror, do discurso do ódio e das informações distorcidas.

No governo de FHC, a mídia funcionou como verdadeiro representante parlamentar na intermediação com a sociedade. Usou e abusou de imagens e filmagens favoráveis à reeleição de FHC. Nos governos petistas, ergueu-se como um gigante partido de oposição, aplicando os golpes mais baixos e vis. É isso que temos pra hoje: uma mídia suja e imparcial.

E em nome de que somos obrigados a engolir o lixo midiático? Dizem que é em nome da liberdade de expressão. Que não podemos correr o risco de voltarmos à censura dos tempos da Ditadura Militar (1964-1985). Não podemos nunca, jamais, esquecer-nos do terrível e cruel período da nossa história, cujos gritos de injustiça foram silenciados na garganta morta de brasileiros de fibra, de brasileiros de luta; cujas marcas de sangue e tortura ainda mancham nossa bandeira. No entanto, a Ditadura Militar já passou e não podemos continuar escravos dos fantasmas do passado. Entender o contrário é eleger novos ditadores no lugar dos antigos. O intelecto do povo brasileiro está se alimentando de lixo e de mentiras, lançadas por uma mídia imunda e manipuladora. É claro que, neste mundo de joguetes e mentiras interesseiras, temos exceções. E, à estas exceções o nosso salve!

O fato é que está chato. Está insuportável. A nossa imprensa precisa de uma regulamentação e já. Que futuro pode ter uma nação que se prostra diante de uma imprensa porca, suja, e manipuladora?? Basta! Abrir um jornal ou uma revista, assistir televisão no Brasil tornou-se uma verdadeira tortura psicológica.

Brasil, levanta-te, toma tua cama e anda. Chega de ficar paralítico diante dessa imprensa porca e imunda, que alimenta teus filhos com lixo podre e fedorento.