Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Greve Vitória da Conquista

“O governo municipal não tem uma política pública de valorização dos seus profissionais”, diz diretora do SIMMP

http://www.simmp.com.br/wp-content/uploads/GEDC7458.jpg

Foto: Divulgação

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira, 23, os Profissionais da Educação da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista deflagraram greve por tempo indeterminado. O movimento foi motivado pelas inconsistências encontradas no confronto das contas da Educação, realizado entre o SIIMMP e a PMVC, no se refere ao pagamento de pessoal, bem como à morosidade nos avanços das negociações relativa à reformulação do Plano de Carreira e demais cláusulas do termo de repactuação das relações de trabalho da categoria.

Nas contas feitas pelo sindicato, a diferença financeira das ,despesas da educação chega a quase dois milhões de reais, mensal. Por esse motivo, a diretoria solicitou da administração o envio da folha de pagamento com o salário bruto dos trabalhadores que recebem pela referida pasta para análise mais aprofundada. Porém, até esta quarta-feira não obteve retorno. Aliás, há mais de quinze anos os professores solicitam estes dados, sem sucesso.

“A prefeitura alega que não há verba suficiente para reformular a carreira do magistério, entretanto, além de uma diferença financeira absurda, em nossa pesquisa, nós encontramos diversos funcionários que são de outras áreas, como Garis, Operadores de Máquina, Assistente Social, Contador, Administrador, dentre outros, recebendo pela folha da educação. Por isso, essas e outras irregularidades serão averiguadas”, afirmou a presidente do SIMMP, Geanne Oliveira.

Durante a assembleia, realizada no auditório do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito (CIENB), os docentes apresentaram de forma bastante incisiva a insatisfação com os rumos da educação do município, tanto no que se refere à estrutura das unidades escolares quanto à valorização dos profissionais. Inclusive, estes relembraram a aprovação do plano de carreira em 2011, que deixou a categoria desolada, quando reduziu a tabela salarial para apenas dois níveis: magistério e nível superior, colocando em um mesmo patamar graduados, pós-graduados, mestres e doutores.

“O governo municipal não tem uma política pública de valorização dos seus profissionais. Existem cidades menores que Vitória da Conquista que possuem tabelas bem melhores que a nossa. Por isso, a greve é mais que justa. Se não lutarmos por nossos direitos, não teremos avanços”, destacou a diretora de Assuntos Rurais do SIMMP, Maria Lúcia Melo.

Após a assembleia, a categoria se dirigiu em carreata para a porta da prefeitura, onde informaram ao governo e a comunidade a realização do movimento grevista. À tarde, Geanne Oliveira, que também é representante do Conselho Municipal de Educação, participou de uma sessão do referido conselho para apresentar a pesquisa do SIMMP aos conselheiros, bem como aos vereadores – que foram convidados pelo sindicato a participar da discussão.

Nesta quinta-feira, 24, a partir das 14:30 horas, a categoria fará uma manifestação na Praça Barão do Rio Branco.