Criança e Adolescente Cultura Vitória da Conquista

Núcleo conquistense do Neojiba funcionará no Conquista Criança

Iniciativa é parte do pacote de projetos do Pacto pela Vida

Iniciativa é parte do pacote de projetos do Pacto pela Vida

Na tarde dessa quinta-feira, 30, dia em que a Caravana da Justiça Social do Governo do Estado anunciou oficialmente três iniciativas que serão implantadas em Vitória da Conquista, a cerimônia começou ao som da Valsa das Flores, de Tchaikovsky, apresentada pelo balé do programa municipal Conquista Criança.

Instrumentos de corda foram doados ao Conquista Criança

Instrumentos de corda foram doados ao Conquista Criança

Uma das bailarinas, Rosilene Santos, 13 anos, sintetiza os propósitos do Conquista Criança, programa desenvolvido pela Prefeitura desde 1997. Moradora do bairro Vila América, ela não conhecia coisa alguma de balé quando ingressou no programa, aos 11 anos. Agora, dois anos depois, diz que um de seus sonhos é não apenas formar-se como bailarina profissional, mas fazer parte do Bolshoi – uma das principais companhias de balé do mundo.

“Eu nem sabia o que era balé, e hoje ele é tudo na minha vida. Lá dentro, conheci pessoas que fazem parte da minha vida. Vou me esforçar muito por isso”, relatou Rosilene.

Sua professora, Sheily Nascimento, conhece o potencial do programa e sabe que sua aluna não diz isso em vão. “O mérito é totalmente dos educandos, porque eles acreditam no sonho. Não importa quem são eles, nem de onde eles vêm. O que importa é o que eles querem ser”, disse.

Com tal potencial diante de seu público-alvo – crianças e adolescentes expostos a situações de vulnerabilidade social –, o Conquista Criança é o destinatário de um núcleo do projeto Neojiba, uma das três novidades trazidas a Vitória da Conquista pelo Pacto pela Vida. Na verdade, não se trata exatamente de uma novidade, e sim do resultado de um trabalho em conjunto, já que o Governo Municipal empenhou-se junto ao Governo Estadual para que o núcleo pudesse ser implantado no município.

‘Sensibilização’ – As relações entre a Prefeitura e o projeto, aliás, não são de hoje. A Orquestra Neojiba, regida pelo maestro Ricardo Castro, apresentou-se no palco principal do Natal da Cidade em 2015. Representantes do projeto já estiveram em Vitória da Conquista para ministrar oficinas e conhecer as instalações do Conquista Criança – da mesma forma que monitores do programa já foram a Salvador para momentos de formação sobre o projeto.

De início, já houve a doação de 40 instrumentos de corda ao programa Conquista Criança, a exemplo de violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Eles serão utilizados durante as aulas, que ocorrerão em dois eixos: cordas e iniciação musical. Os alunos deverão passar por ambos, a fim de aprenderem a prática e a teoria musical.

Até o final do ano, deverão ser abertas 140 vagas. Para preenchê-las, a criança ou adolescente deverá ter entre 5 e 18 anos, e ser educando do Conquista Criança. O objetivo a médio prazo é a formação de uma orquestra. “É uma sensibilização dos meninos para a música. Queremos que essa iniciação musical seja o primeiro passo para entrar na orquestra”, informa o gerente pedagógico do projeto Neojiba, Fabien Lurat.

‘Belíssima orquestra’ – O prefeito Guilherme Menezes se mostrou otimista quanto ao sucesso do projeto Neojiba em Vitória da Conquista. “Tenho certeza de que aqui teremos uma belíssima orquestra, para que os nossos jovens possam dizer: a minha vida é a música. É muito importante os governos prestarem atenção ao que há de mais importante numa comunidade, que são os seres humanos”, afirmou o gestor, referindo-se também aos dois outros projetos anunciados pelo Pacto pela Vida: o projeto Corra pro Abraço e o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH).

O secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, sintetizou os objetivos dessas iniciativas: “Não estamos aqui para vender ilusões. Estamos aqui para plantar sementes. Estamos aqui para inaugurar experiências que já são exitosas e que são complementares a um conjunto de equipamentos e serviços de assistência social que funcionam em Vitória da Conquista”.