Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista diz apostar em mais diálogo

mesacmvc

Diálogo é a palavra de ordem do plano de trabalho da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), eleita em dezembro de 2014. A nova composição conta com cinco edis: o vereador Gilzete Moreira (PSB) é o novo presidente; Juvêncio Amaral (PV) é o primeiro vice-presidente; Edjaime Rosa Bibia (PSDB) o segundo vice-presidente; Nelson de Vivi (PCdoB) é o primeiro secretário; e Hermínio Oliveira (SDD) o segundo secretário.

Para o presidente, o trabalho dos vereadores tem evoluído, mas pode melhorar ainda mais.  Ele informou que a Mesa vem discutindo alguns projetos e ações, que serão divulgados em breve, e pretende intensificar o diálogo com a Prefeitura Municipal, segmentos da sociedade civil organizada e população em geral. A primeira reunião de trabalho ocorreu dia 13 de janeiro e contou com a participação de todos os membros.

Outra ideia é envolver mais os próprios setores da CMVC nessas discussões e propor ações de capacitação e qualificação de vereadores, assessores e servidores. O presidente lembrou que isso já aconteceu no mandato do ex-vereador Alexandre Pereira. “Nós temos muita diversidade, tem vereador mais experiente, com mais tempo de Casa, e tem também aquele de primeiro mandato que precisa de orientação para exercer bem seu papel. Tive essa experiência na época de Alexandre e foi muito positiva”, esclarece.Um tema de destaque é a revitalização do funcionamento das comissões, que atualmente, são 12. Moreira lamentou o fato de que no último ano apenas três funcionaram plenamente: a de Legislação, Justiça e Redação Final, a de Finanças e Orçamento e a de Proteção e Defesa do Consumidor. Para ele, a solução passa por uma relação de mais proximidade com as variadas secretarias municipais. Ele acredita que com isso, os projetos poderão chegar com mais antecedência à Casa, dando o tempo necessário para que as comissões possam discutir e fazer os ajustes. “As comissões precisam ter razão de existir. Queremos que elas tenham mais oportunidade de debater antecipadamente os projetos enviados pelo Executivo”, pontua.

Já o vice-presidente, o vereador Juvêncio Amaral (PV), destaca que a nova gestão vai buscar se aproximar e ouvir ainda mais as demandas da população. “Queremos estar mais perto do povo e manter uma relação afinada com o Executivo, para que as demandas dos vereadores, consequentemente da população, sejam atendidas”, detalha.

A manutenção de uma gestão transparente é o foco do segundo vice-presidente, Edjaime Rosa Bibia (PSDB). “A CMVC é reconhecida por sua transparência e nós vamos manter essa posição conquistada ao longo das últimas gestões”, defende o vereador. Bibia também reafirmou a confiança depositada no presidente Gilzete Moreira (PSB), destacando sua ampla experiência na vida política.

Nelson de Vivi (PCdoB), primeiro secretário, espera poder contribuir para o fortalecimento dos mandatos. “O vereador é quem está mais perto do povo, pois ele vai até as comunidades, escuta as pessoas, observa o que está acontecendo tanto na cidade como na zona rural. Por isso, vamos propor uma relação de mais conversa com o Executivo no sentido de atender as demandas da população”, defende.

O segundo secretário, o vereador Hermínio Oliveira (SDD), está otimista com as possibilidades dessa nova gestão. “Acredito que faremos um trabalho muito positivo, estamos discutindo alguns projetos novos, mas também pretendemos dar continuidade ao que já vinha sendo desenvolvido, como as sessões itinerantes”, esclarece. Ele ainda destaca o desejo da Mesa de intensificar as discussões sobre temas importantes para Conquista. “Aquilo que é bom e vai alavancar o crescimento do nosso município será discutido aqui”, finaliza.

Retorno das sessões

O recesso das sessões legislativas termina no dia 4 de fevereiro. Com isso, as atividades no plenário voltam à sua agenda normal. As sessões acontecem todas as quartas e sextas-feiras às 8h30min e são abertas a toda a comunidade. Também são transmitidas pela rádio Brasil FM 107,7 e pela Rádio Web Câmara. A CMVC está localizada na Rua Coronel Gugé 150, Centro. Outras informações podem ser acessadas no site da instituição: http://camaravc.ba.gov.br