Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Vitória da Conquista

NET instala cabeamento nas ruas de Vitoria da Conquista; Operações devem começar em 30 dias

net

Para aqueles que aguardavam o fim do monopólio da banda larga na cidade, uma grande notícia. A operadora NET, que fornece o serviço, além de telefonia e tv a cabo, nas grandes cidades do país, já realiza o cabeamento de sua rede nas ruas de Vitória da Conquista. Foi o que constatou a reportagem o Blog do Marcelo, que flagrou técnicos de terceirizada contratada pela operadora, instalando os cabos em postes no bairro Candeias, zona leste da cidade.

Segundo eles, a formação da rede cabeada (backbone) é a penúltima etapa antes da ativação, que depende ainda da configuração de rede por funcionários da própria operadora. A previsão é de que o serviço esteja disponível à população no início de fevereiro. A partir de convênio firmado com a Prefeitura, todos os postes de iluminação pública, agora geridas pelo município, estarão disponíveis e a cobertura deve ser total. Segundo o site na NET, em Salvador um pacote de internet de 10 megas de velocidade, por exemplo, sai por R$ 29,80. Lá o pacote máximo é de 120 megas de velocidade, sem limite de tráfego. É provável que os preços sejam os mesmos por aqui.

Anseio antigo

Há muitos anos, Vitória da Conquista ansiava pela chegada de uma nova operadora de internet na cidade. Até então, apenas uma operadora de telefonia disponibilizada o serviço, gerando enorme quantidade de reclamações nos usuários. Rumores apontavam que esta mesma operadora criava empecilhos para impedir que concorrentes de estabelecessem. Algo que nunca foi provado. Abaixo, pacotes de internet banda larga comercializadas em Salvador:

A situação começou a mudar quando a NET se reuniu com o prefeito Guilherme Menezes, em seu gabinete na Prefeitura de Vitória da Conquista, em outubro de 2014, onde foi estabelecido convênio que permitiria a operadora usar os postes de iluminação do município para a instalação dos cabos. Desde então, uma agenda foi iniciada e agora vemos a reta final do empreendimento. Com a chegada de um concorrente a altura, a antiga operadora agora terá que triplicar seus esforços para manter sua carteira de clientes, já que a NET também oferecerá telefonia fixa.