Violência Vitória da Conquista

“Não merecemos apanhar em praça pública”, diz vice-reitor da UESB sobre agressão a professores…

 professor Dr. Fábio Felix, publicou uma “carta de denúncia” contra o que chamou de “truculência” dos seguranças do governador

professor Dr. Fábio Felix, publicou uma “carta de denúncia” contra o que chamou de “truculência” dos seguranças do governador

Blog do Fábio Sena

O vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia\UESB, professor Dr. Fábio Felix, publicou uma “carta de denúncia” contra o que chamou de “truculência” dos seguranças do governador Rui Costa contra professores, professoras e estudantes da instituição durante ato de entrega de uma unidade de saúde na manhã desta segunda-feira (22) em Vitória da Conquista. Os docentes, liderados pela ADUSB – sindicato da categoria – manifestavam contra a grave situação das universidades públicas quando foram violentamente agredidos pela segurança.

Fábio Félix argumenta em sua carta houve “uso da força praticado de forma ilegal e covarde por parte da truculenta equipe da segurança governamental…” e que “nós, servidores públicos do Estado da Bahia, professores e professoras, já tão sofridos e sofridas, vítimas da negação e violação de direitos, não merecemos apanhar em praça pública só porque reivindicamos melhores condições de trabalho e uma melhor Educação Pública”. Ainda segundo o vice-reitor, a truculência “vitimizou toda a docência baiana, em particular a docência da UESB”. Além disso, o professor realça a natureza eleitoreira da atividade de entrega do equipamento em pleno período eleitoral.

Abaixo, a íntegra da Carta de Denúncia:

CARTA DE DENÚNCIA E REPÚDIO AO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA FACE À TRUCULÊNCIA E VIOLÊNCIA DISPENSADAS AOS PROFESSORES, PROFESSORAS, TÉCNICOS E ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB NA DATA DE 22 DE AGOSTO DE 2016.

NÃO À CULTURA DA VIOLÊNCIA !

A Educação Pública é uma das estratégias mais importantes quando falamos em inclusão, transformação, desenvolvimento social, cidadania e democracia plena. Ela um bem coletivo a ser defendido diariamente, pois somente Ela é capaz de promover cidadania, empoderamento e emancipação social de todos os cidadãos e cidadãs.

O Estado da Bahia merece uma educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade, voltada para os interesses da população. O Estado da Bahia merece uma educação pública que se contraponha à cultura da violência. O Estado da Bahia merece RESPEITO a todos os professores e professoras que dedicam seus dias e suas vidas em prol da educação de todos os baianos e baianas.

Em RESPEITO à Educação e aos colegas professores e professoras, o Vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, legitimamente eleito pelo sufrágio do colégio eleitoral universitário, vem a público DENUNCIAR e REPUDIAR o uso da força praticado de forma ilegal e covarde contra os nossos colegas professores, professoras, servidores, servidoras e estudantes da nossa Universidade, por parte da TRUCULENTA equipe da segurança governamental no dia 22 de agosto de 2016 na cidade de Vitória da Conquista, Bahia.

Nós, servidores públicos do Estado da Bahia, professores e professoras, já tão sofridos e sofridas, vítimas da negação e violação de direitos, não merecemos apanhar em praça pública só porque reivindicamos melhores condições de trabalho e uma melhor Educação Pública!

Assusta-nos, preocupa e causa indignação as práticas eleitoreiras e violentas de Governos ditos progressistas e populares! Causa ainda mais indignação o silêncio deslavado, com raríssimas honrosas exceções, das várias autoridades presentes ao ato truculento que optaram pelo consentimento, omissão e silêncio diante de tão grave atentado à integridade física e moral que, em última análise, significa grave atentado à própria Democracia.

A TRUCULÊNCIA do dia de hoje, que vitimizou toda a docência baiana, em particular a docência da UESB, provoca sérias reflexões acerca da forma como atua a classe política frente aos anseios dos segmentos sociais e da comunidade. O descaso para com a Educação e a Democracia é visível!

Cabe sempre ressaltar que em uma legítima e verdadeira Democracia, o diálogo e os argumentos devem se sobrepor à violência! Inadmissível que os nossos governantes admitam, estimulem ou compactuem com a Cultura da Violência!

Reafirmamos o incondicional apoio à defesa dos trabalhares, da Educação Pública e da Democracia! Denunciamos e repudiamos a Cultura da Violência imposta pela equipe da segurança governamental com o consentimento, omissão, silêncio, ou sabe-se lá o que, por parte do staff governamental.

Prof. Dr. Fábio Félix

Vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB