Agricultura Vitória da Conquista

Moradores da região de Limeira celebram chegada d’água semeando a terra

Em maio, a Prefeitura forneceu tratores e operadores  para arar a terra dos pequenos produtores

Em maio, a Prefeitura forneceu tratores e operadores para arar a terra dos pequenos produtores

A região da Limeira, pouco mais de 40 quilômetros ao sul de Vitória da Conquista, está próxima da Mata Atlântica. Os agricultores de lá não estavam acostumado com a seca – a pior do estado, nos últimos 30 anos. E só foi a neblina cair para eles começarem a plantar.

Na última quarta-feira, 3, no povoado de Boa Vista, Valter de Moreira, 39, desceu a serra e foi trabalhar na horta com sua esposa, sogra e o vizinho José Nogueira, responsável pelo cultivo. Além da chuva fina, ele está muito feliz por outra forma de regar as hortaliças. “Com o poço aberto pela máquina da Prefeitura melhorou. Já está cheio, com uma vazão boa de água, dá pra gente molhar as plantações e futuramente criar uns peixes”, planeja ele.

O minador dos vizinhas abastece por gravidade o tanque também aberto pela Secretaria Municipal de Agricultura na propriedade de Ilzene da Cruz, 52, conhecido como Zene. Ele também trabalhava com sua esposa e sobrinhos. “Estou gostando muito e sempre estou motivando os moradores daqui a permanecerem no trabalho rural”, disse o agricultor enquanto a tarde e a chuva caiam.

Em maio, a Prefeitura forneceu tratores e operadores de forma gratuita aos lavradores que não tinham condições de pagar para que outras pessoas arem previamente suas terras, a fim de prepará-las para o plantio. As famílias de Valter e Zene foram uma das 50 beneficiadas na região da Limeira.

Já anoitecia no povoado de Periquito e a satisfação, após um dia de trabalho, estava estampada no rosto de dona Luziene de Jesus, 61, conhecida como Zinha. “Ficamos um tempo sem água, mas graças a Deus deu tudo certo e o serviço foi ótimo. Ficou muita água lá pra nós e vai ser uma benção para o gado”, comentou dona Zinha sobre a abertura de um poço em sua propriedade. Ela, além de cultivar alimento para consumo próprio, aluga seu pasto.

Na região da Limeira foram mais de 40 tanques abertos nos últimos meses e estão previstos mais dez. As intervenções para facilitar o acesso aos recursos hídricos e atenuar os efeitos da falta de chuvas são atividades que estão de forma permanente na agenda da Prefeitura. Só nos últimos três anos foram entregues 22 barragens e a 23ª está em construção no povoado de Matinha, distrito de Bate-Pé.

Financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Governo Federal), via a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia, também é executado em Vitória da Conquista o Projeto Cisternas. Segundo o Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), 1.335 cisternas de placa de consumo humano (com capacidade de 16 mil litros de água colhida a partir do telhado) serão construídas no período 2015/2016.

Além dele, o Cedasb desenvolve desde 2015 o Projeto Cisternas nas Escolas. Conquista foi contemplada com vinte escolas que terão cisternas com a capacidade de 52 mil litros de água.

Fonte: Secom/PMVC