Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Geral

Missas e celebrações religiosas marcam o Dia de Finados em Conquista

Fieis participam de missa campal no Cemitério Memorial das Acácias, em Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

Fieis participam de missa campal no Cemitério Memorial das Acácias, em Vitória da Conquista. Foto: Gabriel Oliveira

O Dia de Finados, como tradição, foi lembrado neste sábado (02), com milhares de conquistenses que se juntaram em orações pelos parentes e amigos já falecidos, um dia de saudade e de lembranças. O arcebispo metropolitano Dom Luiz Gonzaga Pepeu presidiu uma missa às 9h no cemitério Municipal do Kadija, que contou com a presença de centenas de fieis. Foram momentos de reflexão e louvores e distribuição de hóstias para os católicos de Vitória da Conquista.

Os cemitérios do Kadija, Memorial das Acácias e da Saudade, começaram a receber os visitantes desde a última sexta-feira (01). Várias pessoas de todas às partes da cidade e da região prestam suas homenagens aos falecidos. A igreja Católica desenvolve uma programação nas paróquias e cemitérios da cidade durante todo o Dia de Finados.

ORIGEM – A lembrança dos falecidos sempre esteve presente nas celebrações da Igreja, com um momento especial na missa, desde início do cristianismo. Já no primeiro século, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar por eles. No século IV, já se encontra a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V a Igreja dedica um dia por ano para fazer oração por todos os falecidos. Mais tarde, fixou-se o dia 2 de novembro como dia especial de oração pelos mortos.