Brasil Diversidade Geral

Guedes pede desculpas por chamar Brigitte Macron de ‘feia’ e diz que foi ‘brincadeira’

Ministro da Economia, Paulo Guedes, se desculpa por ter chamado Brigitte Macron de Feia - 03-09-2019

Ministro da Economia, Paulo Guedes, se desculpa por ter chamado Brigitte Macron de Feia – 03-09-2019 Foto: Marcos Correa

BRASÍLIA — Após chamar a primeira-dama da França, Brigitte Macron, de “feia”, o ministro da Economia, Paulo Guedes divulgou uma nota na qual pede desculpas, classifica a fala como uma “brincadeira”, e diz que o objetivo era ilustrar que “questões relevantes” estão sem espaço público. A declaração foi dada em Fortaleza em uma palestra para cerca de 600 empresários.

“O ministro Paulo Guedes pede desculpas pela brincadeira feita hoje em evento público em Fortaleza (CE), quando mencionou a primeira-dama francesa Brigitte Macron. A intenção do ministro foi ilustrar que questões relevantes e urgentes para país não têm o espaço que deveriam no debate público. Não houve qualquer intenção de proferir ofensas pessoais”, diz a nota de Guedes.

Ao citar a polêmica entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron, Guedes afirmou:

— O que vejo nos jornais é que ele (Bolsonaro) xingou a (Michelle) Bachelet, que chamou a mulher do (presidente Emmanuel) Macron de feia. É feia mesmo, não é nenhuma mentira.

Sob risos da plateia, emendou :

— Não existe mulher feia. O que existe é mulher vista pelo ângulo ruim.

A declaração de Guedes gerou críticas. Em post no Twiter, a economista Elena Landau, ex-diretora do BNDES, disse que ministro tem que ter postura.

elena landau@elenalandau

Pior é pessoal passando pano ou alguém achando que a questão é feminismo . É falta de educação mesmo, vamos parar com essa história que governar é papo de botequim . Tem que ter postura sim . Liturgia do cargo. Ainda mais qdo é um ministro que é considerado âncora do governo https://twitter.com/elenalandau/status/1169683856888401922 

elena landau@elenalandau

–GUEDES: TUDO BEM, É VERDADE, O PRESIDENTE FALOU MESMO; E A MULHER DO MACRON É FEIA MESMO…. para quem ainda acha que Guedes não é igual ao chefe

86 pessoas estão falando sobre isso

Na semana passada, os presidentes Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron trocaram farpas por causa das queimadas na Floresta Amazônica. Macron chegou a chamar Bolsonaro de mentiroso e sinalizou que os franceses poderão não assinar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia.

Na rasteira das discussões, um seguidor publicou uma montagem de fotos dos casais Macron e Bolsonaro em um post no Facebook do presidente brasileiro, com a legenda: “Agora entende por que Macron persegue Bolsonaro?”.

O presidente brasileiro respondeu: “Não humilha cara. Kkkkkkk”.

No dia seguinte, Bolsonaro disse que não endossou o comentário e alegou que falou para um seguidor seu não “falar besteira.” Ele destacou ainda que não se mete na “questão pessoal”.

No entanto, o presidente francês disse que o comentário sobre Brigitte foi “triste” para os brasileiros, uma “vergonha” para as mulheres brasileiras e “extremamente desrespeitoso”. Afirmou ainda que “respeita” os brasileiros e que espera que “eles tenham muito rapidamente um presidente que se comporte à altura” do cargo.

Na quarta-feira, o alvo dos ataques de Bolsonaro foi a alta comissária de Direitos Humanos da ONU, a ex-presidente chilena Michelle Bachelet , que criticou políticas do seu governo.

Novamente em um post do Facebook, o presidente brasileiro afirmou que Bachelet está “seguindo a linha” do presidente francês ao se “intrometer nos assuntos internos e na soberania brasileira”.

//extra