Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Eleições 2014 Vitória da Conquista

Mesmo com candidatura impugnada, Herzem Gusmão é o candidato a deputado mais votado de Conquista

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Da Redação

Mesmo com o registro da candidatura rejeitado pela Justiça Eleitoral pela quarta vez, por conta de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), originada em Vitória da Conquista, referente às eleições de 2012, o candidato a deputado estadual pelo PMDB, radialista Herzem Gusmão, conseguiu a maior votação do município, 32.454 votos válidos. Ao todo, obteve 40.876 votos, o que o coloca como primeiro suplente da coligação “Unidos por uma Bahia melhor”.

Os votos do candidato não foram computados pela Justiça Eleitoral, mas por meio de um aplicativo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível ter acesso aos números. A última vaga na coligação foi alcançada pelo candidato Dr. David Rios (PROS) que somou 41. 777 votos com uma diferença apenas de 901 votos.

Em Vitória da Conquista, o segundo mais votado foi Waldenor Pereira (Federal/PT), com 31. 083 votos, em 3º lugar José Raimundo Fontes (Estadual/PT) com 29. 385, em 4º lugar Marcelo Melo (Federal/DEM) com 17. 232, em 5º Fabrício (Estadual/PCdoB) com 13. 701, e em 6º lugar o Prof. Cori (Estadual/PT) com 13. 522 votos. Isso demonstra a preferência do eleitorado conquistense para os candidatos da terra.

Sobre Herzem

Embora tenha tocado a candidatura até o final, o candidato Herzem Gusmão foi condenado à perda dos direitos políticos por oito anos pela quarta vez. A primeira decisão, por cinco votos a zero, foi do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE). O radialista entrou com recurso judicial requerendo ao TRE a revisão da pena e consequente anulação do feito. Por unanimidade, o TRE negou o pedido. Insatisfeito com a decisão da Corte baiana, o candidato impetrou recurso no Tribunal Superior Eleitoral e mais uma vez foi derrotado. Aconselhado a impetrar recurso cabível para o caso, mais uma vez teve seu pedido recusado, dessa vez por decisão da Ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura. A decisão foi publicada na noite do último dia 2, gerando temor nos eleitores do candidato, que até o dia da eleição não tinham, certeza se Herzem Gusmão era realmente candidato. Nas urnas eletrônicas, a foto foi publicada, mas os votos não foram computados como a votação dos demais candidatos. Os advogados de Herzem Gusmão entraram com recurso junto ao TSE para divulgação dos votos.