Política Vitória da Conquista

Membros da PMVC se reúnem com diretor da Cerb para resolver problemas no abastecimento de água da zona rural

Encontro aconteceu na Cerb, em Salvador

Desde que assumiu a prefeitura no início de 2017, o prefeito Herzem Gusmão vem enfrentando uma série de problemas com relação à seca na zona rural de Vitória da Conquista, principalmente com a redução, pelo Exército Brasileiro, do número de caminhões pipa que ajudavam no abastecimento. Para tentar minimizar a crise hídrica, fez-se necessária a contratação de caminhões pelo município.

Mas essas não foi a única medida adotada pela gestão municipal. Semana passada, o secretário de Transparência, Diêgo Gomes, e o coordenador de Abastecimento, Ciano Souza Filho, estiveram reunidos com o deputado Jurandy Oliveira e com o diretor financeiro da Companhia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Marcelo Oliveira, Governo do Estado, para solicitar um relatório de todos os poços perfurados e instalados pela empresa em Conquista, desde 2006, além da perfuração de novos poços e instalação de sistemas simplificados. Segundo Ciano Souza, alguns desses sistemas foram repassados à prefeitura, mas o prefeito não tem a relação de quantos e quais foram. “Temos interesse em colocar os sistemas para funcionar, para diminuir o sofrimento do homem do campo”, afirmou Ciano.

A reunião foi agendada pelo vereador Luciano Gomes (PR), aliado do deputado Jurandy Oliveira, que pertence à base do Governador Rui Costa. É um dos parlamentares mais atuantes da Assembleia Legislativa, com uma vasta experiência nas questões ligadas à zona rural.

Polêmica

A articulação para que os membros do governo se reunissem com a diretoria da Cerb e com o deputado Jurandy foi criticada por alguns, mas, segundo o vereador Luciano Gomes (PR), sua oposição é política e não ao povo. “Não faço oposição ao povo, portanto, toda vez que houver necessidade eu farei o mesmo, porque quero o melhor para o município e para o povo da zona rural”, disse.