Brasil Saúde Vitória da Conquista

Médicos cubanos do programa ‘Mais Médicos’ chegam a Vitória da Conquista

Fotos: Gabriel Oliveira

Fotos: Gabriel Oliveira

O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, em sua segunda etapa, contemplou Vitória da Conquista com seis médicos estrangeiros, que trabalharão nas unidades de saúde da família do município. Os novos médicos foram apresentados nessa segunda-feira (04), no Gabinete Civil da Prefeitura Municipal. Os seis médicos foram recepcionados com música, homenagens, um café regional, e com muita expectativa. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, “os novos médicos nos possibilitaram a ampliação de três novas equipes e completar três equipes já existentes na zona rural de nossa cidade”.

“Nós sabemos da vasta experiência que os médicos de Cuba têm na atenção primária, com atuação em vários continentes como a África e América Latina, inclusive socorrendo povos em momentos de catástrofes, como foi no Haiti, que até hoje muitos médicos cubanos ainda estão no Haiti dando socorro àquela população. Então, por conta dessa experiência, a nossa luta junto ao Ministério da Saúde teve resultados, afinal, a princípio, somente os municípios onde não houvesse médicos iriam receber os colegas de Cuba, e em Conquista há muitos médicos, então nós tivemos sorte em receber essa comissão de seis médicos, que, com certeza, trarão uma grande experiência à atenção primária, que se somarão à experiência dos nossos hospitais”, disse o prefeito Guilherme Menezes à nossa reportagem.

SAM_3459

Equipe de médicos é composta por 5 mulheres e um homem

Em sua fala, a médica cubana Mable Morales, ainda com dificuldades de adaptação à língua portuguesa, declarou: “Eu sou médica formada há 22 anos, e além de trabalhar em Cuba, já trabalhei na Venezuela e Bolívia. Agora venho junto com uma equipe de saúde básica para contribuir ao desenvolvimento da saúde do povo de Vitória da Conquista. Muito obrigada por seu acolhimento!”.

As unidades de saúde que receberão os novos médicos são as de Veredinha, Bate- Pé, Inhobim e São Sebastião, e as novas equipes que serão implantadas são equipe II do Miro Cairo, equipe II da Lagoa das Flores e Lagoa Formosa.

Drª. Mable Morales

Drª. Mable Morales

Sobre o Programa – Lançado em 8 de julho pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados. Como definido desde o lançamento, os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos apontados e as vagas remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.