Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Sudoeste UESB Vitória da Conquista

Medicina e Odonto da UESB recebem nota máxima no ENADE

enadeuesb

A cada realização do Exame Nacional de Desempenho (Enade) do Ensino Superior a Uesb melhora o seu retrospecto. O resultado da edição 2013, que acaba de ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), traz os cursos de Medicina, no campus de Vitória da Conquista, e Odontologia, em Jequié, com o conceito máximo: 5. Os cursos de Agronomia, em Vitória da Conquista, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, em Jequié, obtiveram conceito 4. O curso de Zootecnia, no campus de Itapetinga, obteve conceito 3.

Os cursos de Medicina e Odontologia da Uesb obtiveram os melhores desempenhos da Bahia no Enade 2013, sendo que o desempenho do curso de Medicina foi o melhor do Nordeste, ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de Medicina e Odontologia, o resultado de 2013 traz como destaques os cursos de Farmácia, que obteve conceito 4 em sua estreia, e Agronomia, que saltou do conceito 2, em 2007 e 2010, para o conceito 4. “Eu acho que foi um desempenho satisfatório. A Universidade sai desse Enade com um resultado muito favorável, no que diz respeito à qualidade do trabalho que vem sendo realizado nos cursos de graduação. O aluno é quem faz a prova, mas a formação da Instituição interfere diretamente nesse processo”, analisa o gerente acadêmico da Uesb, Marcelo Nolasco.

Por sua vez, a regularidade dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, que mantêm seus conceitos nos patamares mais elevados desde 2007, reafirma a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade. “O resultado apresentado representa o esforço dos Colegiados de curso e de seus professores, o empenho dos alunos, que ao longo dos anos vêm demonstrando implicação e qualidade na relação estabelecida com seus cursos. Por isso, a Uesb parabeniza a todos os alunos, professores e funcionários pelo resultado brilhante apresentado no Enade”, comemora a professora Talamira Taíta Brito, pró-reitora de Graduação da Universidade.

O resultado de uma edição do Enade é sempre divulgado após a realização do Exame do ano seguinte. Desse modo, os cursos avaliados em 2014 terão suas notas divulgadas depois de realizado o Exame de 2015. “Vale ressaltar que a periodicidade do Enade é trienal, ou seja, os cursos avaliados em 2013, por exemplo, só serão novamente submetidos ao Exame em 2016”, esclarece Mateus Miranda Portela de Oliveira, subgerente de Legislação e Dados da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Uesb.