Bahia Educação Política Vitória da Conquista

MEC autoriza Medicina na UFBA de Conquista

O Ministério da Educação (MEC) vai autorizar a criação do curso de Medicina destinando 80 vagas para o campus da Anísio Teixeira na Universidade Federal da Bahia, em Vitória da Conquista. Além disso, disponibilizará mais 80 vagas para o setor privado. Esta decisão se deu em atenção à reivindicação dos deputados petistas Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo Fontes (Estadual) e foi comunicada a eles durante audiências, nesta terça e quarta-feira (7 e 8 de maio), com os secretários nacionais do MEC, Henrique Paim e Jorge Messias. Como o município havia ficado de fora do Programa de Expansão dos Cursos de Medicina que visa à superação dos desequilíbrios regionais, priorizando regiões com índices menores que 1,8 médico/mil habitantes, os parlamentares, principais articuladores da criação deste campus, comemoram o resultado.

As vagas para instituições privadas o serão disponibilizadas através de concorrência nacional, com exigências de critérios normatizados por portaria do MEC, a exemplo das condições necessárias às instalações físicas do curso e experiência profissional do corpo docente, entre outros pré-requisitos garantidores de qualidade do ensino oferecido.

“O ministro Aloísio Mercadante nos prometeu fortalecer o campus da UFBA para criar as condições necessárias à implantação da Universidade Federal do Sudoeste e, após assumir o compromisso de liberação de R$ 6 milhões para construção dos centros desportivo e de convivência, honra a sua palavra autorizando agora a implantação do curso de Medicina no campus Anísio Teixeira”, afirmou Waldenor.

Segundo Zé Raimundo, que como prefeito disponibilizou o terreno e apoio da infraestrutura municipal, vislumbra um futuro ainda mais promissor para o Sudoeste Baiano, a partir dessa nova conquista. “A criação do curso de Medicina da UFBA significará mais um passo para a criação da Universidade Federal do Sudoeste. Do ponto de vista socioeconômico também repercutirá em grande avanço para Vitória da Conquista, que deve consolidar-se como polo educacional do interior do estado”, avaliou. Em Brasília, o vereador Fernando Vasconcelos (PT), presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, acompanhou as reuniões. A data de oficialização ainda será informada.

Fonte: Blog do Anderson