Brasil Economia

Mais de 553 mil declarações de Imposto de Renda da Bahia já foram enviadas para Receita Federal

A expectativa da Receita é receber mais de um milhão de de declarações até o dia 30

O número de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física na Bahia chegou a 553.117, até o final da tarde desta segunda-feira (15). As informações foram divulgadas pela Receita Federal.

Até a última quinta-feira (11), o balanço do estado era de 498.549 declarações. Em todo o Brasil, já foram feitas 13.627.760 declarações do IR.

A expectativa da Receita Federal é de que até o final do prazo, no dia 30 de abril, os baianos emitam 1.208.000 declarações.

Devem fazer a declaração do Imposto de Renda 2019 todas as pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.

Programa

A Secretaria da Receita Federal liberou no dia 25 de fevereiro o download do programa gerador do Imposto de Renda 2019. Do computador, o contribuinte pode baixar os programas do Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). Para os celulares, os programas estarão disponíveis para Android e IOS. //A Tarde

O programa para preenchimento da declaração é o mesmo para as duas formas de tributação (utilizando as deduções legais ou o desconto simplificado). No início do preenchimento, são apresentadas orientações sobre as formas de tributação e, ao final, quando for entregar a declaração, o programa apresentará quadro comparativo para que o contribuinte possa escolher a opção mais favorável.

O contribuinte pode fazer a importação de dados de 2018 para facilitar o preenchimento neste ano. A importação de dados substitui eventuais dados já digitados na declaração de 2019. Para evitar isso, a Receita recomenda fazer a importação antes de iniciar o preenchimento. Em caso de a última declaração ter sido retificada, é preciso substituir pelo número do recibo da última retificadora online.

Horário para envio da declaração

O Receitanet (programa para o envio da declaração) foi incorporado ao programa do IR 2019, não sendo necessária sua instalação em separado. A Receita informa, porém, que o serviço de recepção de declarações não funciona no período entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília). //A Tarde