Segurança Vitória da Conquista

Mais de 12 taxistas foram assaltados em Vitória da Conquista até meados de maio

Nilson Pinheiro, presidente do Sindicato dos Taxistas

Nilson Pinheiro, presidente do Sindicato dos Taxistas

Por Bia Oliveira

O índice de violência registrado em maio deste ano, em Vitória da Conquista, preocupa a população. Do início do mês até o dia 19, o número de homicídios de jovens chegou a 13, além de outras ocorrências como roubos de carros e assaltos. O presidente do Sindicato dos Taxistas, Nilson Pinheiro, informou que mais de 12 taxistas foram assaltados até o dia 20. Somente no domingo foram três assaltos, e um na última segunda-feira (18). O sindicato estima que esse número seja maior, pois muitos taxistas evitam registrar ocorrência temendo uma reação dos bandidos.

A preocupação com o aumento da violência levou o presidente do Sindicato, Nilson Pinheiro, a marcar uma reunião no próximo dia 28, às 9h, no auditório do Disep, com representantes dos órgãos responsáveis pelo transporte, trânsito e segurança de Vitória da Conquista, entre eles,  as Delegacias de Furtos e Roubos, e a de Homicídios, as Companhias  77ª e  78ª da Polícia Militar, PRF e PRE, Sest/Senat, 4ª Ciretran, Secretaria de Mobilidade Urbana, OAB e Ministério Público.

“É lamentável esse clima de insegurança que se instalou em nossa cidade, a nossa categoria está assustada, muitos companheiros foram agredidos moralmente e fisicamente, graças a Deus que tiveram as vidas poupadas, mas até quando?”, questionou.

Frota de Táxi

O presidente do Sindicato dos Taxistas falou também da reunião do Conselho de Transporte, que tratou da padronização e do aumento da frota de táxi nos próximos meses em mais 40 alvarás, passando de 365 veículos para 405. A proposta é que haja um táxi para cada 800 habitantes. Dos novos veículos, 30% serão adaptados para cadeirantes.

Além dessas medidas, será obrigatória a utilização, pelos taxistas, de carteira de habilitação com identificação de atividade remunerada. “Isso é bom porque vai melhorar a qualidade dos profissionais que atuam no mercado”, disse Pinheiro.

Os taxistas terão que tomar curso de qualificação, os quais já estão sendo providenciados pelo sindicato, por meio da contratação do Sest/Senat para ministrar o curso, com carga horária de 30 horas. Os temas envolvem qualidade de serviço de táxi, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, parte elétrica e mecânica básica.

“Para nós são medidas importantes, mas também precisamos de segurança para prestar um bom serviço à população”, concluiu.