Política Vitória da Conquista

Lançado “Plebiscito Popular pela Reforma Política” em Vitória da Conquista

Membros de movimentos sociais e estudantis compuseram a mesa de debates. Fotos: Gabriel Oliveira

Membros de movimentos sociais e estudantis compuseram a mesa de debates. Fotos: Gabriel Oliveira

Foi lançado na noite desta terça-feira (04), no auditório do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), o Plebiscito Popular pela Reforma Política. De iniciativa dos movimentos estudantis e sociais da cidade, o movimento visa realizar um plebiscito popular por uma Assembleia Nacional Constituinte, exclusiva e soberana, acerca do sistema político brasileiro.

Evento foi realizado no auditório da escola Normal

Evento foi realizado no auditório da escola Normal

Estão sendo formados em todo o Brasil, comitês populares da campanha, e em setembro de 2014, de 01 a 07, haverá a coleta de votos do plebiscito popular. Em Vitória da Conquista, na plenária realizada na noite em questão, com a participação de membros do comitê estadual, foi lançado o comitê municipal. Segundo a organização do evento, “o comitê é aberto para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com a situação do nosso país mas que não queira só reclamar, mas sim arregaçar as mangas para construir uma nova nação”.

Vitor Alcântara

Vitor Alcântara

De acordo com Vitor Alcântara, membro do comitê estadual do plebiscito popular, “essa iniciativa de formar um plebiscito para que seja feita uma reforma política no Brasil surge, sobretudo, após as manifestações de junho, em que as pessoas foram para as ruas demonstrar suas indignações e mostrar que queriam mais direitos sociais e dizendo que estavam com grandes descontentamentos com o estado atual do sistema político. Então, todas essas palavras de ordem que apareceram nas ruas alertaram para os setores e movimentos sociais, que a população está querendo avançar mais e está insatisfeita com o sistema político que está colocado. A partir disso, então, surge essa proposta de se convocar e realizar o plebiscito popular, o que é um método que envolve as pessoas para que ela faça uma conscientização política, e através disso que a gente consega fazer um plebiscito objetivando uma nova constituinte no Brasil”.