Política Vitória da Conquista

Justiça acata plebiscito para que Conquista não perca território para Anagé e outras localidades

Tema vem sendo debatido desde o ano passado pelo ex-vereador Arlindo Rebouças e pelo vereador Cori

O vereador Coriolano Moraes (Professor Cori), juntamente com o ex-vereador, Arlindo Rebouças, estiveram ao lado dos deputados estaduais Jean Fabrício Falcão (PC do B), Luciano Ribeiro (DEM) e Zó (PC do B) no Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, nesta segunda-feira (18), com a Desembargadora do TJ, Ilona Márcia Reis.

A comitiva, que também estava o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Conquista, Balbino Santos; o prefeito de Caetanos, Paulo de Reis (PC do B) e o secretário de agricultura de Caetanos, Irondes Vieira, recebeu a notícia de que até março de 2018 será realizado um plebiscito para que impeça que Conquista perca território para Anagé e outras localidades.

O tema foi debatido, desde o ano passado, por Cori e Arlindo, junto a da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia.

O mais prejudicado com uma eventual divisão seria o Distrito de José Gonçalves, que perderia mais de vinte localidades para Anagé, entre elas, Roseira, Tanque Velho, Batista, Catarina I e II, Boa Sorte, Mãe Eleotéria, Boqueirão, Visão, Deus Dará, Baixa do Muquém, Lagoa do Mulatinho, Lagoa do Facão, Lagoinha, Baixa do Cocá, Quebra Mato, Barreiro e Lagoa de Simplício, totalizando uma média de seis mil moradores.

“Anagé não dispõe dos serviços básicos para o referido território e que esses serviços já são oferecidos pelo município de Vitória da Conquista. Por isso defendemos, desde o início, a realização de um plebiscito, para que as comunidades possam escolher”, lembrou Professor Cori. // Blog do Rodrigo Ferraz