Festas Juninas Vitória da Conquista

Joel Pinheiro é homenageado na oitava edição do Forró do Piripiri

Aos 80 anos, ele é considerado, por Dominguinhos, o maior forrozeiro de Conquista

Aos 80 anos, ele é considerado, por Dominguinhos, o maior forrozeiro de Conquista

Quem subiu ao palco do Forró Pé de Serra do Piripiri na noite desta quinta-feira, 23, foi o sanfoneiro Joel Pinheiro. Considerado pelo mestre Dominguinhos como o maior forrozeiro de Vitória da Conquista, o sanfoneiro é o artista homenageado nesta oitava edição da festa. Do alto dos seus 80 anos, 68 deles acompanhados da sanfona, o artista mineiro que escolheu Vitória da Conquista para morar desde 1975, encantou e animou o público presente no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura.

Durante o show, Joel apresentou sucessos de grandes nomes do autêntico forró, inclusive com alguns que teve a oportunidade de tocar: Dominguinhos, Trio Nordestino e o “rei do baião”, Luiz Gonzaga, que o considerava seu compadre.

Além da habitual sanfona de 120 baixos, Joel Pinheiro também presenteou a plateia com o seu “pé de bode”, nome popular da sanfona de 8 baixos. Nas mãos habilidosas do artista, o instrumento musical, que intimida até mesmo os amantes de um bom pé de serra, parecia um brinquedo pequeno do qual ecoavam sons rítmicos através do puxado do fole.

O público presente apreciou a apresentação e aplaudiu a escolha do artista como o homenageado do Forró Pé de Serra do Piripiri, que em edições anteriores reverenciou Humberto Teixeira, Dominguinhos, Zé Dantas, Luiz Gonzaga, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Patativa do Assaré.

A homenagem – Além de uma homenagem feita pela Prefeitura Municipal com a entrega de uma placa, na presença de familiares e amigos de Joel Pinheiro, durante os intervalos dos shows que fazem parte da programação do Forró Pé de Serra do Piripiri no Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, vídeos com depoimentos sobre o artista estão sendo exibidos.

O mineiro de Cachoeira do Pajeú, que cresceu vendo o pai organizar festas e ganhou dele, aos 12 anos, sua primeira sanfona, fez escola e ensinou para muita gente o valor do autêntico forró de pé de serra. Presente em todas as edições do Forró Pé de Serra do Piripiri, Joel Pinheiro, apesar de afastado dos palcos sempre fez questão de participar da festa promovida pela Prefeitura Municipal.

Sobre a homenagem nesta oitava edição da festa, o sanfoneiro, que adquiriu nos palcos o sustento da família, se sentiu lisonjeado. “Agradeço primeiro a Deus e depois ao Governo Municipal a e a cidade de Vitória da Conquista por essa linda homenagem. É um prazer ser homenageado nessa festa que valoriza o forró pé de serra original”.

Para o prefeito Guilherme Menezes, a homenagem a Joel Pinheiro em 2016 é muito justa e significativa. “Esta não foi apenas uma escolha do Governo Municipal, pois teve o apoio de todos os artistas da cidade. Além de manter a tradição do forró, Joel Pinheiro soube fazer amizades, pois mais importante do que ter fama é ter reconhecimento, reconhecimento materializado hoje com esta singela homenagem”, sintetizou o gestor sobre os motivos que levaram a Administração Municipal a escolher Joel Pinheiro como artista homenageado.