Infraestrutura Vitória da Conquista

“Já estamos finalizando o projeto”, diz coordenador de obras sobre barragem do Rio Pardo

Engenheiro Roberto Carvalho, coordenador municipal de obras. Foto: Gabriel Oliveira

Engenheiro Roberto Carvalho, coordenador municipal de obras. Foto: Gabriel Oliveira

A Barragem do Rio Pardo, demanda antiga da população de Vitória da Conquista, já está em fase de conclusão do projeto. Estão sendo investidos R$ 3.347.920,47, fruto de um convênio firmado entre os governos Federal e Municipal, para a realização dos estudos de concepção, de impacto ambiental (EIA-RIMA), levantamento cadastral, plano de reassentamento, detalhamento do projeto executivo e avaliação econômica e financeira.

A construção da barragem consiste, inicialmente, em três fases que constituirão o projeto da barragem. A primeira delas (Fase A), consiste no Estudo de Viabilidade; a fase seguinte (Fase B) consiste no Estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA) e na elaboração de um plano de reassentamento; por fim, durante a Fase C, haverá a execução do projeto Executivo, que consiste do detalhamento, ou seja, na avaliação econômica e financeira.

Segundo Roberto Carvalho, engenheiro civil e coordenador municipal de obras, “já estamos finalizando o projeto. Já foi feito todo o estudo da barragem, escolhido, entre outras duas possibilidades, o local de barramento, com quatro eixos, que melhor atenderá à demanda da obra. Esses estudos estão quase concluídos, e estamos na fase de licenciamento ambiental e de cadastramento das áreas de desapropriação, com a previsão de que logo no início do ano esteja concluída toda esta parte do projeto. A barragem terá uma capacidade de acumulação e 326.916.864m³ de água, com uma altura de 64m e extensão de 600,54m, e será um projeto multiuso, com a finalidade principal de abastecimento de água e independência hídrica da cidade, além de geração de energia elétrica, piscicultura e irrigação”.