Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Movimentos Sociais Vitória da Conquista

Índios buscam apoio da prefeitura muncipal para recuperar terras na Serra do Periperi

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

Da Redação

Na manhã desta quarta-feira (15), um grupo de “índios” das tribos Imborés, Mongoiós e Tupinambá estiveram na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista e, posteriormente, na Prefeitura Municipal, para tentar um diálogo com representantes da administração, a fim de conseguirem apoio para recuperar a área da Serra do Periperi tomada pelos bandeirantes em 1817, durante combate.

Segundo o Cacique Catitu, o grupo se sente insatisfeito com a forma como foi retirado da serra. “Para nos tirar de lá, eles recorreram à Defensoria Pública da União (DPU), que emitiu uma liminar para que a Polícia Federal e a Polícia Militar nos expulsasse. Não nos deram sequer o direito à defesa”, afirmou.

Ainda, conforme o Cacique, a prefeitura alega que área ocupada é de preservação ambiental, mas o local está abandonado, coberto de detritos de fossas, restos de material de construção, lixo hospitalar e entulho.

“Nós queremos o que é direito nosso, não aceitamos homenagens como aquela que mostrou um índio com um anzol na boca, sendo pescado como um peixe, por acaso nós viramos peixe? Queremos a nossa terra de volta, para que possamos expor a nossa cultura, o nosso artesanato, a nossa dança, o idioma Payora”.

Após a manifestação, os índios conseguiram se reuniram com o secretário Márcio Higino e Gildásio Silveira, em busca de uma solução.