Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

IMPA premia vencedores da 9ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas

Foto: Blog da Bia Oliveira

Foto: Blog da Bia Oliveira

Por Bia Oliveira

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), promoveu, na tarde desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, cerimônia de premiação dos alunos vencedores da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além do IMPA, são responsáveis pela realização das olimpíadas, o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), entre outros parceiros.

Além dos alunos das escolas públicas de Vitória da Conquista, foram premiados estudantes dos municípios de Tremedal, Encruzilhada, Barra do Choça e Maetinga. Ao todo, foram entregues 89 certificados de menção honrosa, uma medalha de ouro, três medalhas de prata, seis medalhas de bronze, um kit de material didático para escola, um diploma de homenagem e uma assinatura anual da Revista Professor de Matemática, além de um troféu de honra ao mérito em homenagem à escola.

Das escolas, a que mais se destacou em número de alunos premiados foi o Colégio da Polícia Militar. Dos cinco alunos que receberam medalha de bronze em Vitória da Conquista, pelo desempenho nacional, três são do CPM, um do Colégio Polivalente e um do Centro Integrado. Dos três contemplados com medalhas de prata, um é do CPM, um da Escola Municipal Paulo Freire e um do Ifba. A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno Gabriel Reis Rocha, do Colégio Militar. Os demais alunos receberam camisetas e certificados.

Para o secretário municipal de Barra do Choça, Ricardo Amorim, que comemorou a premiação de três alunos do seu município, a Olimpíada de Matemática é um incentivo para alunos e professores. “É gratificante podermos comemorar com eles um momento tão importante como esse”, afirmou.

O coordenador administrativo das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Jorge Luiz Carvalho, parabenizou a organização do evento e aos alunos pelo desempenho. “Para a INB é uma grande satisfação participar de um evento como esse”, afirmou.

Segundo o professor de matemática do Departamento de Ciências Humanas/Campus 6, Caetité, e coordenador Regional da 9ª edição do evento, Márcio Oliveira D’Esquivel, é sempre muito bom premiar o talento, o mérito, principalmente quando vem da escola pública. “O número de inscritos nas olimpíadas é duas vezes maior que o de inscritos no Enem, isso para nós é motivo de alegria e de esperança. Sabemos que alguns passaram, outros não, isso prova que ainda precisamos avançar muito para que haja inclusão no ensino, a nossa meta é avançar, é ver os nossos alunos brilharem cada vez mais”, concluiu.