Geral Política Vitória da Conquista

Idosos fazem “a festa” em sessão mista que comemorou os 18 anos do Programa Vivendo a Terceira Idade

A sessão é uma iniciativa dos vereadores Luciano Gomes e Ricardo Babão

A sessão é uma iniciativa dos vereadores Luciano Gomes e Ricardo Babão

Por Bia Oliveira

A manhã de quarta-feira (18) foi de festa na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. O motivo foi à comemoração aos 18 anos do Programa Vivendo a Terceira Idade, promovida pela Câmara Municipal, por indicação dos mandatos dos vereadores Luciano Gomes (PR) e Ricardo Babão (PSL).

A apresentação do coral emocionou os presentes

A apresentação do coral emocionou os presentes

Na abertura da sessão, o Coral Voz e Vida do Programa Vivendo a Terceira Idade, regido pela musicista Gisele Porto, deu um show, com apresentação de várias músicas, entre elas, “A Majestade, o Sabiá”, de Roberta Miranda, que encantou o público.

Na mesa, além do presidente da Câmara, Gilzete Moreira (PSB), e dos vereadores proponentes da sessão, estavam a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas, a gerente do Programa Vivendo a Terceira Idade, Ivone Novaes, Dolores Tanajura, representante do SESC, e Semíramis Lacerda, representante dos idosos.

A secretária e a gerente do programa falaram da criação do Vivendo a Terceira Idade, em 1997, uma iniciativa do prefeito Guilherme Menezes (PT), que em sua primeira gestão entendeu a necessidade de implantar políticas públicas de valorização do idoso, as quais se mantêm até hoje, com atendimento a 400 idosos. Eles participam de grupos de convivência; oficinas de artesanato, de pintura, de reciclagem, de bordado, de crochê; alfabetização; salão de beleza; excursões turísticas e bailes temáticos, que têm por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Os vereadores destacaram a importância do programa e o bem que proporciona aos integrantes. O vereador Luciano Gomes (PR) elogiou o trabalho da secretária Kátia Silene e da gerente Ivone Novaes, pelo empenho em desenvolver, com excelência, as atividades relativas ao programa. “Hoje essa casa se sente honrada com a presença de cada um de vocês e agradeço ao prefeito Guilherme Menezes que há 18 anos teve essa brilhante ideia”.

O vereador Ricardo Babão (PSL) disse que quando encontra as pessoas que participaram e ainda participam do programa, eles falam da felicidade que sentem em fazer parte dessa iniciativa. “Fazemos parte de um projeto de governo que vê a necessidade do ser humano desde a criança até a terceira idade, por isso optamos por fazer parte desse projeto”.

Durante a sessão houve várias apresentações culturais, com músicas, contadores de história e poesias. Também foram entregues placas à idosa mais antiga do programa, dona Cassiana Hermínia, de 90 anos, e aos grupos Esperança do Alto Maron e Renascer da Urbis VI, além de moções de aplauso à secretária Kátia Silene e a Ivone Novaes.

O fechamento ficou por conta de dona Julieta, uma idosa que apresentou um rap de sua autoria, tirando aplausos emocionantes do público.