Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

I Festival Internacional de Violão traz grandes violonistas a Conquista

Duo Siqueira Lima foi a atração de abertura do evento

A primeira noite do Festival Internacional de Violão de Vitória da Conquista proporcionou ao público, que marcou presença no auditório do Polo de Educação, uma oportunidade ímpar de ouvir e assistir grandes nomes do violão. Também prestigiaram a abertura do evento, o prefeito Guilherme Menezes, o vice-prefeito, Joás Meira, entre outras autoridades do Executivo e Legislativo municipais, o cantor, compositor e violonista, Elomar Figueira Mello, e a sociedade civil.

De quinta, 21, até o sábado, 23, Vitória da Conquista sediará concertos, oficinas, recitais e master class com cinco dos maiores violonistas da atualidade, em nível mundial. Com foco principal no violão, o festival apresenta o que de melhor é produzido no país e no exterior, incentivando jovens músicos ao estudo do violão, além de colocar a cidade no circuito da música erudita de concerto.

O primeiro a se apresentar, nessa noite de estreia do evento, foi o músico Fabiano Cardoso, que empolgou o público presente. Em seguida, o concerto do Duo Siqueira Lima contagiou o auditório e arrancou aplausos da plateia durante todo a apresentação com canções do gênero clássico, barroco e da música brasileira.

Troféus de reconhecimento foram entregues na noite

Reconhecimento – Ainda na noite de abertura, o prefeito Guilherme Menezes assinou um termo de compromisso para a reforma da Escola Municipal José Arcanjo dos Santos, localizada no bairro Jurema. A partir do próximo ano, a escola funcionará como um Centro de Formação Musical da Rede Pública Municipal de Ensino de Vitória da Conquista.

Somado a esse ato, também foram entregues troféus de reconhecimento a quatro personagens que contribuíram para promover o festival ou que tenham um legado na música no município. Foram eles:

Fabiano Cardoso – violonista profissional e um dos idealizadores do evento.

Paulo Martelli – Parceiro do evento e que viabilizou a vinda desses grandes violonistas.

Juraci dos Santos Souza ou Mestre Jura – Um dos mais antigos violonistas de Vitória da Conquista. Foi professor de vários músicos, entre eles, Luiz Caldas, e ainda hoje está na ativa, tocando em grupos como o Brincando de Cordas.

Carlos Alberto Porto – em reconhecimento técnico pelos seus serviços prestados como professor do Conservatório Municipal de música.

O I Festival Internacional de Violão segue até o próximo dia 23, confira a programação completa clicando aqui.

Informações da Secom/PMVC