Movimentos Sociais Vitória da Conquista

Homem infarta e morre durante manifestação dos movimentos sociais na BR-116 em Vitória da Conquista

O ato faz parte da orientação nacional da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo 

Na manhã desta  terça-feira (23), movimentos sociais liderado pelo MST fizeram uma manifestação na BR-116, trecho da Lagoa das Flores, em favor do ex-presidente Lula. Os manifestantes bloquearam a rodovia, impedindo que os veículos trafegassem nos dois sentidos. Durante o ato, um homem identificado como Oséas Lopes de Souza, que estava dentro de um ônibus de turismo, sofreu um infarto fulminante.  A vítima foi levada por um carro de passeio até o início da manifestação, quando uma ambulância da Via Bahia estacionou e deu início aos primeiros socorros. Mas Oséas não resistiu e morreu no local.

Luta dos manifestantes é em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato

Para fechar a rodovia, os manifestantes fizeram uma barreira de pneus e atearam fogo. O ato faz parte da orientação nacional da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo da campanha “Em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato”. Sindicatos urbanos e rurais, além de movimentos de luta pela terra, como o MST, deram início as manifestações em Conquista, que segue com um acampamento na Praça Vitor Brito na noite desta terça-feira (23), e se estenderão até o dia 24, quando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre, julgará o recurso da defesa do ex-residente Lula contra a condenação em primeira instância arbitrada pelo juiz Sérgio Moro. A programação ainda não está fechada, mas já é certa a ocupação da Praça Vitor Brito. Os organizadores planejam inserir atividades culturais para atrair a atenção das pessoas e denunciar o que consideram o aprofundamento do golpe institucional iniciado com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em abril de 2016.

A mobilização articula outros partidos, além do PT, que também disputarão a Presidência da República. Segundo dirigentes dessas organizações, não se trata apenas de pressionar a Justiça a revisar a sentença de Moro ou de ato de solidariedade a Lula. Entre eles há consenso sobre o risco de a condenação abrir caminho para o aprofundamento da perda de direitos sociais, como a aprovação da reforma da previdência. Partidos que já anunciam intenção de oferecer candidaturas próprias, como PCdoB, PSOL e PDT defendem o direito de Lula disputar a eleição de 2018. // Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz