Gabriel Oliveira Vitória da Conquista

História da política conquistense é contada em nova obra de Durval Lemos Menezes

 

SAM_1462

Por Gabriel Oliveira

O escritor Durval Lemos Menezes, que apresentou a sua nova obra para a imprensa de Vitória da Conquista na quinta-feira (11), cedeu à reportagem do Blog da Bia Oliveira uma entrevista acerca do livro, que, intitulado “O Pedralismo: Um fenômeno social”, traz aos leitores, um recorte político na história de Vitória da Conquista.

O livro narra, além da história de José Fernandes Pedral Sampaio à frente do cenário político conquistense, todo o contexto daquela época, onde ideias socialistas, comunistas e capitalistas se confrontavam em todo o Brasil. Nesse sentido, o professor Durval Menezes afirma: “Quando eu dei o nome ao livro ‘O Pedralismo: Um Fenômeno Social’, foi porque, na realidade, se trata de um autêntico fenômeno social político. Pedral é, sem dúvida nenhuma, a imagem viva da política de Vitória da Conquista nos últimos cinquenta anos. Quando eu faço referência como um fenômeno social, é porque ele conseguiu, assim que iniciou sua carreira política, juntar todos os segmentos políticos de Vitória da Conquista em uma só corrente política”.

O lançamento oficial do livro está previsto para o dia 12 de setembro, aniversário de José Pedral. Uma comissão formada por familiares e amigos do ex-prefeito de Conquista está organizando o lançamento desta primeira edição.

O Professor  Durval Lemos Menezes exerceu o magistério por 35 anos em Vitória da Conquista. Atuou como secretário de Educação e Cultura, diretor do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito e da 20ª Direc. É membro da Academia Conquistense de Letras e autor de mais duas obras: ‘O Poeta do Mulungu’ e ‘A Conquista dos Coronéis’.

Ouça a entrevista na íntegra: