Gabriel Oliveira Saúde Vitória da Conquista

HGVC: Usuários do SUS sofrem com superlotação

IMG_20130707_153524

Por Gabriel Oliveira

Os usuários do Sistema Único de Saúde em Vitória da Conquista têm sofrido com a superlotação dos hospitais públicos. Constantes denúncias aos veículos de comunicação fizeram com que a reportagem do Blog da Bia Oliveira fosse verificar a situação.

O que se pode visualizar no HGVC – Hospital Geral de Vitória da Conquista –, alvo do maior número de reclamações, é um cenário de tristeza. Os corredores e emergência do hospital estão lotados de pacientes vindos, além dos bairros de Conquista, de várias cidades do sudoeste da Bahia e do norte de Minas Gerais. O grande problema é, sem dúvidas, a falta de estrutura do hospital, que deveria ter, no mínimo, o dobro de leitos na enfermaria, já que se trata de um Hospital de Base.

A reportagem do blog solicitou uma nota à coordenação do hospital, mas, por enquanto, nada ainda foi recebido.

No último mês de junho, uma dona de casa morreu enquanto esperava por cirurgia no HGVC. Ela ficou quase 20 dias deitada no corredor da unidade hospitalar e teve um acidente vascular cerebral enquanto aguardava a cirurgia. Maria de Lourdes, de 65 anos, morreu na sexta-feira (28/06).